INSS: Como dar entrada na aposentadoria em 2021?

0

Em 12 de novembro de 2019, foi aprovada a Reforma da Previdência Social e vários requisitos foram alterados.

Na matéria de hoje vamos explicar como dar entrada na aposentadoria em 2021.

Continue conosco e fique por dentro do assunto. 

Mudanças 

Com várias mudanças ocorridas, há regras de transição que alteram todos os anos, essas regras são destinadas para os segurados do INSS que já contribuem para o INSS antes de ocorrer a Reforma da Previdência, mas que ainda não podem se aposentar. 

O objetivo dessas regras é fazer com que o segurado que já estava prestes a se aposentar não seja tão impactado com as novas regras estabelecidas com a Reforma. 

O que é preciso fazer antes de dar entrada na aposentadoria? 

Primeiro passo é estar atento (a) que com a Reforma da Previdência a idade mínima para dar entrada na sua aposentadoria passou a ser de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, como base nestes requisitos esse grupo poderá escolher a forma mais vantajosa. 

Direito garantido 

Para o trabalhador que já possuía requisitos para requerer seu benefício antes do dia 13 de novembro do ano passado, mas ainda não tinha realizado a solicitação ou feito após a reforma, terá direito às regras antes da reforma, portanto os direitos serão garantidos. 

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) / Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Como funciona a transição por sistema de pontos? 

Os segurados precisam estar atentos às principais mudanças para 2021, no sistema de pontos o trabalhador precisa atingir uma determinada pontuação de acordo com a soma de sua idade e tempo de contribuição, no atual momento o número está em 87 para mulheres e 97 para os homens. 

É necessário respeitar neste valor o tempo mínimo de contribuição de 35 anos para homens e 30 anos para mulheres. 

Nesta categoria prevê o aumento de 1 ponto a cada ano, com o limite em 100 para mulheres no ano de 2033 e 105 para homens em 2028. 

Para o próximo ano, o número passará para 88 pontos para as mulheres e 98 para os homens. 

Portanto se a mulher tem 58 anos e contribuiu 30 anos ela poderá se aposentar, já para os homens é necessário ter 63 anos e 35 anos de contribuição para dar entrada na aposentadoria.

O que é a regra de transição? 

Como já mencionamos acima, depois da Reforma da Previdência, começou a ser exigido a idade mínima para se aposentar, que é 62 anos para as mulheres e 65 anos para os homens e no mínimo 15 anos de contribuição para o INSS.  

Essas regras são para quem estava próximo de se aposentar, existem regras de transição para o segurado conseguir  o benefício antes, cada uma com exigências diferentes. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Laís Oliveira