INSS: conheça as regras para se aposentar em 2022

Para se aposentar pelo o INSS é necessário cumprir algumas regras para ter direito ao benefício

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) permite que o trabalhador possa se aposentar por diversas modalidades. Nessas modalidades estão incluídas a aposentadoria por idade e a aposentadoria por invalidez.

Mas para se aposentar pelo o INSS é necessário cumprir algumas regras para ter direito ao benefício.

Aposentadoria por Idade

Para se aposentar por idade o INSS vai exigir um tempo de contribuição e uma idade mínima. Neste caso, tanto o homem quanto a mulher devem ter contribuído junto ao INSS por 180 meses (15 anos). O homem deve ter a idade mínima de 65 anos e a mulher 61 anos e seis meses (a partir do ano que vem a idade mínima para a mulher ficará fixa em 62 anos).

Em 2022, de janeiro a abril, já foram pagos cerca de 65,8 bilhões em aposentadoria por idade, de acordo com o INSS.

Aposentadoria por Invalidez

A aposentadoria por invalidez passou a se chamar após a Reforma da Previdência de aposentadoria por incapacidade permanente. Ela pode ser solicitada pelo trabalhador que estiver incapacitado para exercer suas atividades laborais, sem ter condições de retornar ao local de trabalho. Porém, é preciso que eles comprovem sua incapacidade.

Para ter direito ao benefício será necessário cumprir uma carência de 12 meses. Exceto nos casos em que a incapcidade tenha ocorrido devido a um acidente de trabalho.

Adicional de 25%

O trabalhador que se aposentar por invalidez e necessitar de ajuda de uma pessoa para exercer suas atividades do dia – a – dia, terá direito a um adicional de 25% no valor do benefício. Com direito ao 13° salário.

Como solicitar?

Para você solicitar um benefício do Instituto Nacional do Seguro Social, deverá acessar o site ou aplicativo Meu INSS. Uma outra alternativa é ligar para a central de atendimento através do número 135.

O INSS exige que você apresente documentos que possam comprovar o seu estado de saúde, podendo ser laudos médicos, exames, atestados e receitas médicas. Esses documentos devem ser apresentados no dia e hora marcada para a realização da perícia médica. O aposentado por invalidez deverá passar por uma avaliação a cada dois anos. 

Como fazer o pedido?

O cidadão deverá acessar o site Meu INSS, fazer o login, usando sua conta gov.br

Em seguida clicar no botão “Novo Pedido”

Dgitar o seu nome do serviço/benefício que você deseja.

Na tela vai aparecer um texto que você deverá ler com atenção e depois avançar e seguir corretamente as instruções.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Comentários estão fechados.