Nesta quarta-feira, 15, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), iniciou as notificações aos segurados que preencheram os requerimentos, mas que, ainda consta pendências por algum tipo de exigência que não foi informada.

A notificação é automática e acontece através do visor dos aparelhos celular daqueles que tenham o aplicativo ‘Meu INSS’ instalado.

Outro formato de notificação também foi iniciado, desta vez, por meio de ligações da Central de Atendimentos – 135.

Os segurados que receberem esta ligação, devem informar a pendência que consta no requerimento, além de fazer o envio de toda a documentação necessária pelo ‘Meu INSS’, seja pelo aplicativo ou pelo site.

De acordo com o órgão, cerca de 325 mil segurados deverão ser notificados pelo instituto para a atualização das informações.

O mesmo balanço ainda informa que um outro montante de 300 mil pessoas também poderá ser contatado, entretanto, através de notificação via SMS, já com todas as orientações a serem seguidas para concluir o procedimento.

Informações pendentes

Esta exigência se trata de um protocolo do instituto, orientando ao segurado que a análise do requerimento não pôde ser concluída devido a falta de apresentação de alguma informação ou documento essenciais.

Para agilizar o processo, o cidadão pode se adiantar ao acessar o aplicativo ou site: www.gov.br/meuinss, para verificar a situação e cumprir com as exigências se for o caso, garantindo a verificação que poderá conceder o benefício.

O INSS também lembrou que os segurados também podem ser alertados sobre as pendências através do e-mail cadastrado.

Apresentação dos documentos

Algumas simples etapas devem ser realizadas para apresentar os documentos solicitados e dar continuidade ao requerimento.

Primeiro passo: através do site ou aplicativo ‘Meu INSS’, o segurado deverá selecionar a opção ‘agendamentos/solicitações’.

Na sequência, será direcionado a uma página onde poderá localizar o processo, devendo clicar no desenho de lupa para detalhar o requerimento que foi aberto. Assim, basta seguir a opção ‘cumprir exigência.

Segurados com pendências

Segundo passo: se for o caso de incluir fotos ou outros documentos digitalizados, é preciso apenas clicar na opção ‘anexar arquivo’.

O tamanho máximo de cada documento é de 5 MB. Ao escolher os arquivos, basta clicar em anexar e repetir o processo até que todos os documentos solicitados tenham sido incluídos. Ao final, basta clicar em ‘confirmar’.

Terceiro passo: o segurado ainda tem a opção de prestar o esclarecimento sobre alguma exigência solicitada para auxiliar na análise, ao se direcionar ao campo ‘responda aqui’.

Quarto passo: após verificar se todas as informações foram preenchidas corretamente, bem como, o anexo dos documentos, basta clicar em ‘enviar’ e conferir se os arquivos realmente foram enviados.

Quinto passo: depois de concluído todo o processo, basta aguardar a nova análise e contato por parte do instituto.

Agências fechadas

É importante lembrar que, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continuam fechadas devido à pandemia da Covid-19.

Desde a suspensão dos trabalhos presenciais, o órgão concentrou todos os atendimentos pelos canais digitais e telefônicos.

Entretanto, uma Portaria Conjunta publicada pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, informaram que o retorno gradual dos serviços presenciais acontecerá a partir do dia 3 de agosto.

Ainda assim, os demais meios de contato continuarão disponíveis.

Esta reabertura irá considerar as especificidades de cada uma das 1.525 agências da Previdência Social no país, avaliando o perfil do quadro de servidores e demais contratados, bem como, o volume de agendamentos realizados, organização e limpeza dos espaços físicos e utilização dos equipamentos de proteção individual.

No primeiro momento, as agências funcionarão apenas por seis horas contínuas, havendo a possibilidade de prorrogação caso o quadro apresente ser positivo.

Dica extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.