INSS: Prova de Vida está de volta; veja como fazer

0

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa o mês de junho retomando a exigência da Prova de Vida a aposentados e pensionistas. Para quem desde março de 2020 não realizou a comprovação vida, terá fazer agora para não ter o pagamento suspenso.

Photo by @freepik / freepik
Photo by @freepik / freepik

A exigência do INSS à prova de vida está suspensa precisamente há um ano. Para quem não realizou em março e abril de 2020 terá que fazer agora em junho de 2021. No final do texto veja o cronograma completo. Segundo o INSS, a previsão é de que todos estejam regularizados até dezembro deste ano.

Como fazer minha prova de vida?

Será possível realizar o procedimento de duas formas. Em uma delas, você poderá ir à agência onde recebe o seu benefício para fazer a prova de vida, bastando apresentar um documento oficial com foto e comprovar os dados registrados no sistema do INSS.
Também poder ser realizada online, no entanto, vem sendo feita por grupos específicos.

Por se tratar de um projeto-piloto do INSS, ou seja, ainda em testes, ela só pode ser feita pelos segurados que foram convocados via SMS.

Para isso, será necessário instalar o aplicativo do Meu INSS e do Gov.Br e estar cadastrado no aplicativo e no site. Já estando conectado, você seguirá o passo a passo que será mostrado na tela e fazer todas as fotos de seu rosto.

Outra exigência é que você anexe um documento oficial também com foto e valide o processo. Sendo assim, através do sistema de reconhecimento facial a prova de vida será efetivada.

Cronograma do INSS para a realização da prova de vida

Competência de vencimento da comprovação de vidaCompetência da retomada da rotina
março e abril/2020junho/2021
maio e junho/2020julho/2021
julho e agosto/2020agosto/2021
setembro e outubro/2020setembro/2021
novembro e dezembro/2020outubro/2021
janeiro e fevereiro/2021novembro/2021
março e abril/2021dezembro/2021


Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil