Investidores: Entenda a importância do controle emocional

0

Para se aventurar no mundo dos investimentos, além de conhecimento e disciplina, é preciso ter atenção para não agir por impulso.

Com a volatilidade no mercado, é importante o investidor manter o equilíbrio e avaliar com cautela as aplicações. Mas, como manter o controle na hora de lidar com os investimentos?

É fundamental que os investimentos estejam alinhados com os objetivos financeiros e o perfil de investidor.

Assim será possível construir uma carteira, levando em consideração os riscos que o investidor estará disposto a enfrentar, além de trazer mais segurança na hora de investir.

De acordo com o assessor de investimentos, Ricardo Czapski, da WFlow – escritório Private especializado em Assessoria Financeira e Patrimonial credenciado à XP Investimentos – para manter o controle na hora de investir, é necessário estar sempre atualizado sobre o mercado e buscar informações que contribuam para o sucesso nos investimentos.

“O investidor que possui objetivos de curto, médio e longo prazo bem definidos, dificilmente irá agir por impulso caso o mercado financeiro seja impactado de alguma forma.

Portanto, o ideal é focar nos investimentos que irão contribuir para a realização dos seus planos e metas, sem deixar a emoção tomar conta das decisões”, ressalta.

Na bolsa de valores, é comum ocorrer o efeito manada, situação em que o investidor acaba seguindo a maioria sem avaliar com critério o motivo da aplicação ou a venda do produto.

Esse tipo de comportamento também pode afetar a rentabilidade e o investidor pode até mesmo, perder boas oportunidades no mercado.

O excesso de otimismo e confiança, também podem atrapalhar na tomada de decisão. É normal criar expectativa positiva sobre os investimentos, mas é preciso considerar que dependendo das aplicações, haverá a possibilidade de perdas.

“É necessário ter paciência e agir com responsabilidade, muitos investidores não respeitam o próprio perfil e se arriscam em investimentos que não estão de acordo com o padrão de vida.

Portanto, é importante saber analisar os dados da aplicação, criar estratégias e diversificar os investimentos para conseguir alcançar bons resultados no mercado financeiro”, finaliza Ricardo Czapski.