Isolamento social: Lista de cidades do Brasil que anteciparam feriados

0

O isolamento social passa a ser a alternativa de algumas cidades do país, após o agravamento da pandemia de Covid-19. Prefeitos de várias cidades, observando o número de casos e óbitos, optaram por antecipar feriados na tentativa de manter as pessoas em casa.

Rio de Janeiro

Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, e o prefeito de Niterói, Axel Grael, divulgaram no dia 22 de março, que irão antecipar feriados do mês de abril para formar um prolongado feriado que começará no dia 26 de março e terminará no dia 4 de abril.
Os dois prefeitos tiveram um encontro com o governador em exercício no estado, Cláudio Castro.

Tudo indica que o governo do estado também deva aplicar a antecipação de feriados e colocar em prática medidas mais restritivas.

Principais restrições que podem ser colocadas em prática pelo governador:

Fechar escolas públicas e privadas
Adotar restrições para bares e restaurantes (funcionamento até às 23h, com 50% da capacidade)
Shoppings e centros comerciais vão funcionar com 40% da capacidade, das 12h às 20h
Lojas em geral podem abrir entre 8h e 17h
Praias permanecem fechadas.

São Paulo

Enquanto isso, em São Paulo, o prefeito Bruno Covas, antecipou cinco feriados e alterou o rodízio de veículos para conter o avanço de casos de coronavírus e aumentar o isolamento social em SP.

“Antecipamos para os dias 26, 29, 30 e 31 de março e dia 1º de abril, juntando inclusive com o feriado nacional que temos dia 2, Sexta-feira Santa. Então temos um prazo que vai do dia 26 até o dia 4 de abril sem dia útil para poder exatamente forçar a cidade de São Paulo a parar.”, disse o prefeito.

Durante o encontro com jornalistas, Covas explicou que serão antecipados dois feriados municipais de 2021 (Corpus Christi, previsto para 3 de junho, e Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro).

Também estão nos planos da prefeitura antecipar feriado municipais do ano que vem, como fundação de São Paulo, 25 de janeiro, Corpus Christi, 16 de junho, e Dia da Consciência Negra, 20 de novembro.

Ele também está tentando antecipar um feriado que tem uma importância muito grande para São Paulo, 9 de julho, Revolução Constitucionalista.

São Paulo já tinha antecipado feriados no ano passado, por causa da pandemia. Na ocasião, o prefeito antecipou os feriados de Corpus Christi e Consciência Negra justamente para tentar controlar a transmissão do vírus.

Agora a antecipação dos feriados servirá para descarregar o sistema de saúde e controlar a circulação de pessoas pela cidade. Nesta semana, o índice de isolamento social na capital ficou em torno de 45%.

Porém, o governo quer atingir um patamar de 70% e quer que as empresas que permanecem funcionando mesmo com as restrições atuais interrompam as atividades nesses dias. A única dúvida, está em relação aos bancos e outros serviços, pois, não há uma inclinação para que eles venham a aderir ao recesso.

Outros município da região metropolitana também estão cogitando aderir a antecipação dos feriados. De acordo com o prefeito, a medida foi reaplicada porque deu certo no ano passado.

Salvador

É possível que o prefeito de Salvador, Bruno reis antecipe os feriados da capital. Segundo ele, a medida está sendo debatida com outros municípios da região metropolitana. Caso a medida seja adotada, o feriadão prolongado deve começar já na próxima semana.

Piauí

O governo do Piauí irá antecipar um feriado estadual para esta sexta, 26. Esta antecipação vem para reforçar o isolamento social dentro do pacote de medidas que já está sendo aplicado no estado e que termina no próximo dia 29 de março.

Funcionamento dos bancos nos feriados

Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Na capital paulista, por causa da antecipação dos feriados, as agências bancárias não irão funcionar nestes dias para atendimento presencial, como informou a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Durante o período de feriado prolongado, os bancos realizarão atendimentos pela internet e nos caixas eletrônicos. Nas cidades onde for possivel, o atendimento das agências bancárias de forma presencial, será de forma restrita.

Vencimento de contas e boletos

Fque atento, pois, mesmo com a antecipação dos feriados, as datas de vencimento de contas e boletos permanecem inalterados nos municípios em que as agências não abrirão no feriado prolongado. O motivo está no fato do Banco Central não considerar esses dias como “feriados bancários”.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil