Latam entra com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos

0

O Grupo Latam Airlines anunciou, por meio de comunicado nesta terça-feira (26), que recorrerá à proteção contra falência nos Estados Unidos. O dispositivo é equivalente a uma recuperação judicial, onde a companhia busca reestruturar as suas dívidas e seguir operando.

Apesar do tom negativo da notícia, a possibilidade do pedido de recuperação já estava parcialmente precificada, sendo o setor aéreo um dos mais afetados com a interrupção repentina da demanda desde o início da pandemia do novo coronavírus.

O governo americano vem ajudando as companhias por meio do pacote de US$ 25 bilhões aprovado ainda no primeiro trimestre do ano. No entanto, a situação financeira de cada empresa e a capacidade de retenção de caixa de cada uma conta muito nessa hora. Além da American Airlines, outras companhias como a Delta Airlines e a United Airlines também aderiram ao auxílio do governo.

No cenário nacional, a notícia gerou impacto moderado sobre as ações das concorrentes Gol (GOLL4) e Azul (Azul), que registram queda de -2,94% e -4,04%, respectivamente, na manhã de hoje. A queda das ações, até o momento, é suficiente para mudar a tendência dos preços das ações, o que pode ser entendido como a existência de uma precificação anterior ao evento.

Outro ponto a ser considerado é a exclusão das operações da Latam no Brasil, que já estava em negociação com o governo brasileiro para aderir o pacote de auxílio às aéreas brasileiras. A Latam deverá se listar na B3 através dos BDRs (Recibos de depósito brasileiro) para receber o socorro do governo.

Sobre a Capital Research: A casa de análises Capital Research pertence ao grupo Red Ventures, que conta com um portfólio de empresas digitais nas indústrias de educação, saúde, home service e serviços financeiros. A startup tem como missão entregar conteúdo relevante de forma gratuita aos seus usuários, como é o caso da Carteira Capital, que faz recomendações para investidores de perfil conservador, moderado e agressivo.