Veja lista com alguns serviços públicos que podem ser acessados pela internet

0

No site do Governo Federal é disponibilizado diversos serviços públicos de forma digital, com o objetivo de garantir uma maior flexibilidade e agilidade em resposta para a população. 

De acordo com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia responsável pelo trabalho, contabiliza 548 novos serviços com acesso online, serviços com maior impacto entre a população brasileira, sendo eles:

  • Carteira de trabalho;
  • Solicitação de aposentadoria por tempo de contribuição; 
  • Certificado internacional de vacinação e profilaxia;
  • Carteira estudantil;
  • Carteira de trânsito. 

70% dos brasileiros acima de 10 anos de idade acessam frequentemente a internet, de acordo com o Ministério da Economia. 

Chegando a aproximadamente um total de 126 milhões de pessoas, entre jovens de 16 a 24 anos, 9 em cada 10 acessam a internet todos os dias e de todo acesso, 96% é pelo celular. 

Este site oferecido pelo governo é fácil interagir, pois se trata de um canal que a população de todas as idades utiliza muito. 

Muitas pessoas conseguem se aposentar via online, basta entrar no serviço online do INSS, verificar se já tem tempo de contribuição o suficiente para realizar o requerimento de aposentadoria, se você estiver dentro dos requisitos irá receber um e-mail com a confirmação, esse sistema facilita muito a vida do contribuinte, pois, é um serviço bem feito e rápido 

Nesta matéria vamos listar 10 documentos e serviços que podem ser acessados em formato digital. 

ID Estudantil

Estudantes de todo o País podem fazer a emissão da ID Estudantil de graça por meio do aplicativo.

O Ministério da Educação criou a ID Estudantil para facilitar a vida do aluno e garantir o direito a meia entrada em eventos, espetáculos, cinemas, shows e muito mais.

O aplicativo disponibiliza as informações direto no celular, sem a necessidade de uso de documento de plástico ou papel.

Basta baixar o aplicativo, escolher a instituição de ensino em qual está matriculado e preencher os dados solicitados.

Carteira Digital de Trânsito

O app da Carteira Digital de Trânsito (CNH) oferece a opção de você gerenciar seus documentos de habilitação e do veículo, direto do seu celular, com o mesmo valor legal dos documentos impressos.

Além disso, traz informações valiosas: vencimento da sua CNH, aviso de recall para o seu veículo e outras comunicações essenciais para o motorista.

Carteira de Trabalho Digital

A Carteira de Trabalho Digital é um aplicativo que tem como finalidade principal dar ao cidadão uma ferramenta digital para acompanhar de modo facilitado a sua vida laboral, tendo acesso a dados pessoas e aos seus contratos de trabalho que estão registrados na Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Você também pode solicitar o Seguro-Desemprego pelo aplicativo, acompanhar os requerimentos e consultar se está habilitado ao Abono Salarial no ano de exercício mais recente.

Meu INSS

O aplicativo é um canal de contato online entre o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e os cidadãos, possibilitando consultas e emissão de extratos.

O beneficiário acessa e acompanha todas as informações da sua vida laborativa, como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis).

Também está disponível Histórico de Crédito, Carta de Concessão, Declaração do Benefício, Declaração de Regularidade do Contribuinte Individual e Consulta Revisão de Benefício.

Enem Digital

Com o aplicativo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o candidato tem em mãos o cronograma de aplicação de provas, acesso a perguntas frequentes para obter respostas a qualquer momento, acompanhamento de inscrição, notícias e histórico de participação em edições anteriores.

O aplicativo é apenas para consulta de informações sobre o exame.

As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site do Enem em prazo previamente anunciado. 

Meu Digi SUS

O Meu digi SUS é a plataforma móvel de serviços digitais oficial do Ministério da Saúde, no qual o cidadão terá acesso às principais informações de saúde.

Com ele, é possível visualizar os agendamentos de consultas e procedimentos realizados na atenção básica, permite consultar estabelecimentos de saúde próximos a sua localidade além de consultar lista de medicamentos recebidos e consultar a posição na lista de transplantes.

Desenvolve Brasil

Por meio desse aplicativo, o Governo Federal aprimora e monitora os empreendimentos de infraestrutura no País e o cidadão acompanha a evolução das obras nos estados e municípios.

A ferramenta amplia a participação da população na gestão governamental e torna mais transparente as ações do governo.

Com o App é possível verificar informações como situação, localização e investimentos previstos.

Integrado às redes sociais, ele permite o envio de fotos, avaliações, comentários e compartilhamento das páginas dos empreendimentos.

Meu CadÚnico

O “Meu CadÚnico – Consulta Cidadão” possibilita que a família consulte suas informações no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Com o aplicativo, é possível emitir comprovante de cadastramento, consultar os integrantes da família e o Número de Identificação Social (NIS) de cada um, e consultar programas sociais do governo como o Programa Bolsa Família.

Anatel Consumidor Mobile

O aplicativo oficial da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para registro e acompanhamento de reclamações dos consumidores contra operadoras de telecomunicações, possibilita também ao consumidor avaliar as respostas dadas pelas operadoras e acompanhar o desempenho delas no tratamento das demandas.

Pelo aplicativo, é possível registrar pedidos de informação, sugestões e denúncias à Agência, além de permitir o acompanhamento delas.

Mas atenção: Antes de fazer uma reclamação na Anatel, busque primeiro resolver a demanda junto à sua operadora.

Certificado Internacional de Vacinação

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é o documento que comprova a vacinação contra doenças para viagens internacionais.

Emitido gratuitamente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o certificado é exigido por alguns países para a entrada de viajantes em seu território.

Para emitir o CIVP online você deve se vacinar gratuitamente em um posto de saúde do SUS ou clínica privada, guardar o comprovante de vacinação e fazer o cadastro no Portal de Serviços do Governo Federal.

O prazo para emissão online é de até 10 dias úteis. 

 Por Laís Oliveira.