Margem do crédito consignado do INSS pode subir para 45%

0

A margem de crédito consignado para aposentados e pensionistas pode ter um novo aumento, isso porque tramita na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que prevê o aumento da margem para 45%.

O deputado Alexandre Leite é o autor da PL, que prevê um aumento de cinco pontos percentuais na margem atual que está em 40%.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

“o crédito consignado, por vezes, na única fonte financeira capaz de custear as despesas e garantir a sobrevivência”, disse o deputado.

O PL acrescenta um artigo à Lei 13.979/20 que estabelece as medidas de enfrentamento à pandemia no Brasil. A proposta foi apresentada depois que o Congresso Nacional afirmou a emergência da saúde pública, visto a importância internacional, por meio do decreto legislativo (expirado em 2020).

Tramitação do Projeto de Lei

A medida tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados e nos próximos dias será analisada pelas comissões de seguridade Social e Familiar, dos Direitos da Pessoa Idosa; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Aumento da margem para 40%

Recentemente, a margem de consignado para empréstimos para aposentados e pensionistas do INSS, subiu de 35% para 40%. A mudança aconteceu através da MP (Medida Provisória) 1.006/20, editada pelo Governo Federal. Ela tem validade até 31 de dezembro de 2021.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil