Marketing pode fazer diferença para clínicas e centros médicos

Fundador da SIS Consultoria, Dr. Éber Feltrim, revela que pequenos detalhes também fazem parte do marketing das empresas

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Existem diversas técnicas para manter os clientes satisfeitos, mas infelizmente, muitos gestores ainda não entenderam como que o marketing pode ajudar a gerar esse resultado tão esperado, seja em relação às clínicas médicas ou consultórios, lembrando que essa ferramenta eficaz vai além de uma simples propaganda.

Embora essa seja uma das frentes, é importante entender todas as necessidades da empresa, para conquistar e fidelizar um determinado público.

O especialista em marketing e gestão na área de saúde da SIS Consultoria, Dr. Éber Feltrim, explica que há muito a ser melhorado em questão de atendimento e serviço, especialmente no setor médico. “O que sempre diferenciou e fez o meu trabalho ser algo notório, além da qualidade do serviço, foi justamente a atenção às necessidades dos meus clientes, com um suporte particular para cada situação”, recorda.

No que se refere a clínicas médicas, é importante estar atento em relação à frequência dos pacientes, e qual é a situação em que esse local se encontra. “Questionar e verificar se o ambiente é adequado, se o atendimento é atencioso, e o que deve ser melhorado são cuidados essenciais para manter um padrão de qualidade acima da média”, aconselha Dr. Éber.

E esses pontos citados pelo CEO da SIS são fáceis de serem aplicados ao dia a dia. Estar atento ao ambiente, o tipo de conteúdo exposto, pontualidade e qualidade no atendimento são alguns itens que tornam a sala de espera ou a recepção, ainda mais confortáveis.

É nesse momento em que o marketing assume uma faceta importante de apresentar o valor de um produto ou serviço.

Caso o paciente não tenha mudado de endereço e ainda esteja morando ou trabalhando próximo da clínica que costumava realizar os tratamentos, e por algum motivo não esteja retornando para as consultas, é preciso entender o que está acontecendo.

Afinal, não retomar os serviços é algo que inspira alguns cuidados. “Quando esse fato acontece, o gestor necessita reforçar as ações que geram a venda e, principalmente, o pós-venda. Neste contexto, tudo indica que as duas situações devem ser aprimoradas. Quando o paciente nota que há uma preocupação com ele, com certeza voltará para consultas futuras”, destaca o CEO da SIS.

Geralmente, o conceito de marketing é associado a resultados financeiros. Por essa razão, a  ferramenta costuma ser voltada para coisas mais simples, como um banner e cartões. “Na verdade, o marketing é tudo o que acontece no ambiente, como um lugar para estacionar, um ambiente organizado ou a percepção de que a equipe é bem treinada e envolvida com a missão da empresa”, finaliza Dr. Éber.

Dr. Éber Feltrim especialista em gestão de negócios para a área da saúde começou a sua carreira em Assis.

A SIS Consultoria pertence ao grupo SIS, com sede na cidade de Assis/SP.