Já faz algum tempo que a internet se tornou uma importante vitrine para pequenos empreendedores, que viram na rede uma forma simples e relativamente barata de divulgar seus serviços. Com mudanças constantes nos algoritmos e na programação dos sites, seguir boas práticas é fundamental para quem quer aumentar as vendas. Felizmente, com atitudes simples é possível obter bons resultados.

Essas dicas são válidas tanto para contadores independentes quanto para as pequenas empresas de contabilidade – além, é claro, de qualquer outro profissional que se enquadra no MEI. O Micro Empreendedor Individual tem como perfil um valor limitado de caixa para investir em divulgação e, por isso mesmo, deve aproveitar ao máximo o que a internet oferece.

Pense na imagem que você quer passar

Existem alguns fatores relacionados à imagem de uma marca que são capazes de passar uma impressão positiva para o cliente. Trata-se da chamada comunicação visual, que nada mais é do que a forma como a sua marca se mostra para os consumidores. A comunicação visual engloba desde a escolha do logotipo, até publicações para redes sociais.

Você pode contar com um profissional do design ou utilizar plataformas online para desenvolver seus próprios materiais. No caso da logo, por exemplo, existem plataformas especializadas no assunto para que você crie a sua (saiba mais sobre o melhor design de logotipo aqui), assim como existem sites que permitem a criação de imagens para as redes sociais.

Antes de começar, lembre-se de estabelecer qual imagem você quer passar para seus seguidores. Todos os tipos de comunicação impactam na maneira como as pessoas entendem e criam uma consciência sobre a sua marca, convertendo em vendas à medida que compreendem o serviço prestado.

Compartilhe o seu conhecimento em um blog

Você já reparou como a maioria das empresas prestadoras de serviços contam com um blog dentro de seus sites? Isso acontece porque compartilhar conhecimento é uma ótima forma de aparecer nas ferramentas de buscas como o Google. De acordo com pesquisa realizada pelo Tech Client, divulgada por Neil Patel, os posts nos blogs são capazes de indexar 434% mais páginas nos buscadores, aumentando também o número de visitas ao site.

Se você faz parte do MEI, é possível que nesse momento esteja pensando que não tem recursos para investir na construção de um site, mas a verdade é que você só precisa dedicar tempo à função. Na internet, existem tanto blogs gratuitos quanto plataformas que permitem que você monte páginas completas pagando muito pouco.

Uma dica é criar um blog e começar a alimentar com conteúdo, compartilhando em suas redes sociais. Mas atenção: esse é um trabalho minucioso e longo. Ou seja, é possível que no começo você não tenha grandes resultados, mas é fundamental ter persistência para crescer sua imagem na internet.

Você também pode selecionar partes desses conteúdos desenvolvidos para o blog para enviar por e-mail para seus clientes e conhecidos. Assim, você começa a criar um relacionamento com os contatos, demonstrando sua disponibilidade em ajudá-los. Só não vale comprar listas de e-mails, que violam políticas de privacidade vigentes na legislação.

Aproveite as plataformas de divulgação gratuitas

Quando pensamos em plataformas de divulgação grátis, normalmente lembramos das redes sociais, mas existem várias outras iniciativas que podem ajudar o pequeno empreendedor, especialmente neste momento de pandemia.

Um bom exemplo é a plataforma SOS Me Poupe!, capitaneada pela especialista em finanças Nathália Arcuri. Em entrevista para o portal Catraca Livre, Nathália explica que a ideia é “ajudar as pessoas por meio de conteúdo relevante”. Assim, um time de profissionais vai tirar dúvidas dos MEIs, que ganham ainda um espaço para divulgar seus serviços.

Esse tipo de iniciativa se tornou comum em vários estados, com propostas desenvolvidas pelo Sebrae e outros órgãos que visam o incentivo aos pequenos negócios. Para aqueles que tem um ponto físico de atendimento, vale colocar sua empresa no mapa do Google, com site, número de telefone e todas as informações que o cliente pode precisar.

Aprenda cada vez mais sobre publicidade na internet

Por fim, não deixe de reservar algumas horas por semana para aprender mais sobre publicidade na internet. Diversos sites apresentam cursos completos sobre o tema, de forma gratuita, para que qualquer pessoa possa desenvolver suas habilidades, aprendendo com exemplos práticos.

A internet tem ganhado cada vez mais espaço porque as pessoas estão mais conectadas. Por isso, ter uma presença online de qualidade é uma boa forma de se mostrar para os potenciais clientes e, consequentemente, aumentar suas vendas. Estude sobre o tema e comece a divulgação o quanto antes.

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