MEI: Como alterar as atividades econômicas na CNAE?

Confira como atualizar o CNAE e alterar a ocupação do MEI por meio do computador

Se você é MEI provavelmente já deve ere ouvido falar da Classificação Nacional de Atividades Económicas (CNAE), o CNAE é um código, criado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que identifica e padroniza todas as atividades econômicas realizadas no país sua função é normatizar as atividades das organizações que usam CNPJ.

É esse código que indica se você fabrica produtos, vende mercadorias ou presta serviços e até o nicho em que atua. O MEI pode cadastrar 16 atividades no no seu CNPJ, sendo uma atividade principal e 15 ocupações secundárias.

Porém alguns MEIs sentem a necessidade de modificar a sua principal atividade ou incluir outras atividades, secundárias.

E se você é MEI e deseja realizar esse processo fique conosco que nós iremos te ensinar.

Como alterar as atividades econômicas na CNAE?

Para você atualizar sua CNAE e colocar suas novas atividades, basta seguir o passo a passo:

  • Acesse o Portal do Empreendedor;
  • Clique em “Já sou MEI”;
  • Selecione a opção “Atualização Cadastral”;
  • Em alteração de dados cadastrais, clique em “Solicitar”;
  • Realize o login com sua conta Gov.br, informando o CPF e clique em “Continuar”;
  • Digite a senha e clicar em “Entrar”;
  • Informe o código do Simples Nacional no campo indicado e clique em “Continuar”;
  • Com o cadastro no MEI aberto, encontre a seção “Atividades”. 
  • Clique em “Ocupação Principal” e escolha a nova atividade que deseja cadastrar. Dessa forma, o Código CNAE, localizado abaixo, será atualizado de forma automática;
  • Depois da alteração do CNAE, desça a tela e marque os termos de adesão às mudanças e clique em “Continuar” para finalizar o processo.
  • Pronto, sua ocupação foi alterada.

Como escolher o CNAE ideal para sua empresa?

Saber como escolher o CNAE correto é fundamental para classificar sua empresa e delimitar suas operações de acordo com o segmento.

A Comissão Nacional de Classificação disponibiliza a tabela CNAE completa no site do IBGE, onde você pode pesquisar por código ou navegar pela estrutura do sistema.

Atualmente, a tabela do CNAE possui as seguintes divisões e subdivisões:

  • 1º nível: 21 Seções 
  • 2º nível: 87 Divisões
  • 3° nível: 285 Grupos
  • 4º nível: 673 Classes
  • 5º nível: 1301 Subclasses

Importante lembrar que a atividade principal é a que representa a maior parte da receita e operações da empresa, e incluir as outras como secundárias.

Ao escolher seu CNAE, você vai notar que cada classe e subclasse possui Notas Explicativas com uma descrição mais completa. 

Esses campos já mostram quais atividades estão incluídas na categoria e quais ficam de fora, para melhorar a compreensão sobre a classificação.

Se você é microempreendedor individual (MEI), a atenção tem que ser redobrada pois nem todas as atividades são permitidas pra sua categoria.

Por isso você terá que consultar a lista de atividades permitidas diretamente no Portal do Empreendedor, e assim escolher uma ocupação principal e até 15 secundárias. 

Mesmo com um guia de como escolher o CNAE correto, a dica é, busque a ajuda de um contador!

Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.

Já imaginou economizar de R$50 a R$300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.

E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.

Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Comentários estão fechados.