É possível que você não saiba disso, mas existe uma ligação muito interessante entre ser MEI e financiamento de carros. Pois é: os Microempreendedores Individuais contam com vantagens e descontos específicos na hora de comprar veículos.

A ideia é ajudar esses pequenos empreendedores a obterem as ferramentas necessárias para a realização de seus trabalhos, sejam quais forem. Isso pode exigir, por exemplo, a presença de um carro ou uma perua.

No entanto, que vantagens são essas da relação entre MEI e financiamento de carros? Para descobrir, siga a leitura do artigo abaixo até o fim!

Qual a relação entre MEI e financiamento de carros?

Quem é Microempreendedor Individual registrado e com todas as burocracias em dia tem algumas vantagens e descontos na compra de um carro zero-quilômetro financiado no mercado nacional.

O objetivo, claro, é incentivar e facilitar que os empreendedores que precisam de um carro possam pagar menos por isso, o que traria benefícios para toda a sociedade. Imagine o dono de um food truck, por exemplo. Por causa dessa estratégia, ele pode adquirir mais facilmente o seu mecanismo de trabalho e vender seus produtos, movimentando a economia e gerando ganhos para o país no formato de impostos.

Para oferecer descontos para MEIs, as marcas e concessionárias ganham isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) com a contrapartida de facilitar o financiamento para os empreendedores.

Para isso acontecer, o carro é faturado e expedido diretamente com a fábrica da montadora. Por conta disso, o negócio é marcado como de Venda Direta, quando a fábrica vende para outra empresa que será a consumidora final.

Dessa forma, o prazo de entrega do veículo pode ser um pouco maior e passar dos 50 dias, já que há uma documentação específica para lidar em negócios desse tipo.

Como funciona o financiamento facilitado para MEIs?

Para poder obter descontos no financiamento de carros, o MEI deve entrar em contato diretamente com a concessionária em que pretende fazer a aquisição e se informar sobre as condições. Cada loja terá o seu próprio procedimento e sistema para fazer o negócio.

No geral, claro, as regras são mais ou menos parecidas:

  • será necessário apresentar documentos que comprovem a posição de MEI, como o CNPJ da empresa e papéis de identificação;
  • em seguida, a concessionária realizará uma pesquisa para comprovar as informações;
  • se a empresa do MEI estiver regular, o financiamento poderá ter início.

O tamanho dos descontos dependem do modelo do carro, da marca e da concessionária em questão. Uma loja em São Paulo, por exemplo, poderá oferecer um desconto de X%, enquanto uma concessionária na Bahia oferecerá Y%. Isso porque o ICMS é um imposto estadual e o desconto é feito com base no valor da alíquota do tributo.

No geral, os percentuais de desconto podem variar de 2,5% até incríveis 30%, o que deixaria um carro muito mais barato e atraente para o consumidor.

Um outro requisito para o negócio sair do papel é que o carro comprado seja zero. Infelizmente, não adianta ir a uma concessionária de seminovos para tentar adquirir um automóvel com desconto, pois não será possível usar esse sistema.

Depois do financiamento ter sido fechado, o automóvel em questão fica atrelado ao CNPJ do MEI, ou seja: fica como veículo “da empresa”. Por isso, qualquer problema jurídico ou tributário com o carro, como IPVA atrasado ou multas, será lançado em nome da empresa.

O carro deve ficar atrelado à empresa por, pelo menos, 180 dias. Se não acontecer isso, o MEI deverá pagar o ICMS que não foi pago no momento do financiamento.

Quais os melhores carros para financiar nesse sistema?

Se você se interessou pela possibilidade de financiar carro sendo MEI, então é importante ter em mente que alguns modelos e tipos de automóveis são mais vantajosos nessa operação.

Normalmente, os veículos utilitários (caminhonetes e picapes) e utilitários esportivos (SUVs em geral) são os que contam com as melhores condições no programa de incentivos de financiamentos de carros para MEI.

A razão disso é simples: eles são os veículos que ajudam os empreendedores a realizar seus trabalhos. Novamente, pense no dono de um food truck com sua caminhonete, em um motorista de carga ou alguém que faça mudanças. Todos precisam de automóveis utilitários.

É por causa disso que eles contam com os maiores descontos. Além do que, são carros naturalmente mais caros, o que significa que há maior margem de lucro e mais possibilidade de reduzir o preço para o financiamento.

Viu como é possível que um MEI financie um carro com descontos? Dependendo do modelo, dá para assinar o contrato de financiamento com até um terço do valor descontado  do veículo. Excelente, não é mesmo? No entanto, é importante ficar de olho nos requisitos para o programa e nas condições de cada montadora.

Gostou da dica? Então deixe a sua opinião em um comentário abaixo!

DICA EXTRA do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio – O Curso MEI na prática trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!