19°C 30°C
Uberlândia, MG

Nootrópicos naturais: O que é, tipos e melhores nootrópicos para inteligência

Nootrópicos naturais: O que é, tipos e melhores nootrópicos para inteligência

08/12/2022 às 11h01 Atualizada em 08/12/2022 às 14h01
Por: Leonardo Grandchamp
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Nootropico naturais, drogas da inteligência Biohack ou smart drugs é uma substância que busca provocar ações cerebrais. O  nootropicos funciona com o objetivo de oferecer mais foco, concentração, ajudar na memória e também raciocínio para o seu trabalho e estudos.

Continua após a publicidade

Sendo assim, se você busca ter mais resultados nas suas atividades diárias, saiba o que são nootrópicos, tipos e os melhores nootrópicos.

A palavra nootrópico foi usada pela primeira vez por volta de 1972, o principal responsável por este termo, foi o psicólogo e também químico, conhecido como Corneliu Giurgea.

O termo foi usado como uma droga que buscava aumentar alguns estímulos intelectuais, sem oferecer efeitos colaterais.

A palavra é de origem grega, “nou” significa mente, já “tropo” que se refere ao final do termo representa direção. Sendo assim, é uma droga que oferece direção para a sua mente.

Continua após a publicidade

Hoje é muito usada como suplemento e também em tratamento de pessoas com condições cognitivas debilitantes.

Atualmente este suplemento faz muito sucesso entre investidores e pessoas que trabalham no mercado financeiro. Não só, como também empresários e programadores do Vale do Silício, na Califórnia.

Mas para sua alegria, este suplemento tem chegado no Brasil e são permitidos pela Anvisa. Se interessou por este suplemento? Pois bem, veja o que é, quais são os tipos e os melhores nootrópicos.

O que é Nootrópicos?

Smart Drugs ou Nootrópicos, são uma classe de substâncias que podem aumentar o desempenho do cérebro. Eles são às vezes chamados de potenciadores de cognição ou substâncias que melhoram a memória.

Continua após a publicidade

Nootrópicos funcionam como estímulos nos neurotransmissores e consequentemente oferecer resultados positivos para as suas atividades durante o dia.

Sendo assim, atuam como mensageiros químicos, oferecendo estímulos e fazendo o equilíbrio de diversos sinais entre os neurônios.

O maior foco destas substâncias é oferecer mais concentração, memória e também cognição. Os principais responsáveis são:

  1. Dopamina: Faz com que o nosso cérebro fique estimulado para completar tarefas, ou seja, ajuda na produtividade.
  2. Noradrenalina: Ajuda na regularização do sono, emoções e muito mais. Oferecendo assim uma sensação de bem-estar. Sendo assim, ajuda na memória e concentração.
  3. Acetilcolina: Ajuda na formação das memórias e também na concentração.

Nootrópicos benefícios

Os nootrópicos são suplementos naturais que têm efeitos estimulantes. Eles podem ajudar em diversos sintomas, como ansiedade e depressão.

Além disso, ajudam no processo de concentração, memória, foco e consequentemente ajudando na sua alta performance, seja no trabalho e também nos estudos.

Nootrópicos são naturais

Os nootrópicos são suplementos naturais, que buscam oferecer por meio de estímulos diversos benefícios para o seu dia a dia.

Algumas evidências sugerem que as pessoas que usam nootrópicos melhoram a função cerebral e possuem muita produtividade no seu dia dia.

Por este fato, vem sendo um dos suplementos mais indicados para quem deseja ter mais qualidade em suas atividades e principalmente resultados positivos.

Nootrópicos melhores: 11 Tipos de Nootrópicos mais vendidos

Existem vários tipos de Nootrópicos no mercado que podem melhorar o desempenho ou o foco do cérebro – como cafeína e creatina – também são consideradas nootrópicas.

Eles não tratam doenças, mas podem ter alguns efeitos no pensamento, na memória ou em outras funções mentais. Abaixo vamos mostrar os melhores Nootrópicos:

1. Cafeína

Muitas pessoas consomem bebidas que contêm cafeína , como café ou chá, por causa de seus efeitos estimulantes. Estudos sugerem que a cafeína é segura para a maioria das pessoas em quantidades moderadas.

Sendo assim, tomar uma xícara regular de café ou chá pode ser uma boa maneira de aumentar o foco mental. No entanto, quantidades extremas de cafeína podem não ser seguras.

A Food and Drug Administration (FDA) recomenda que as pessoas consumam no máximo 400 miligramas (mg) de cafeína por dia. Esta é a quantidade em 4-5 xícaras de café.

Pílulas e pós de cafeína podem conter quantidades extremamente altas do estimulante. Tomá-los pode levar a uma overdose de cafeína e até a morte, em casos raros.

Mulheres grávidas ou que podem engravidar precisam limitar ou evitar a ingestão de cafeína.

Estudos descobriram que consumir 4 ou mais porções de cafeína por dia está associado a um maior risco de perda de gravidez.

2. L-teanina

A L-teanina é um aminoácido que ocorre nos chás preto e verde. As pessoas também podem tomar suplementos de l-teanina.

Uma revisão de 2016 relatou que esse nootrópico funciona pode aumentar as ondas alfa no cérebro. As ondas alfa podem contribuir para um estado mental relaxado, mas alerta.

Além disso, a L-teanina pode funcionar bem quando combinada com cafeína, pois são ingredientes nootrópicos que funciona.

Algumas evidências sugerem que essa combinação ajuda a aumentar o desempenho cognitivo e o estado de alerta.

Qualquer pessoa que queira consumir l-teanina no chá deve manter as Diretrizes de cafeína da FDA em mente. Não há diretrizes de dosagem para l-teanina, mas muitos suplementos recomendam tomar 100 a 400mg por dia.

3. Creatina

A creatina é um aminoácido, que é um bloco de construção de proteínas. Este suplemento é popular entre os atletas porque pode ajudar a melhorar o desempenho do exercício.

Também pode ter alguns efeitos sobre a capacidade mental, esta é uma substância muito presente entre a categoria dos nootrópicos.

Uma revisão de 2018, descobriram que tomar creatina parece ajudar na memória e raciocínio de curto prazo.

Não está claro se isso ajuda o cérebro de outras maneiras, a Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva relata que a suplementação de creatina de até 30 gramas por dia é segura para pessoas saudáveis ​​tomar por 5 anos.

Outra revisão de 2018 observa que houve pesquisas limitadas sobre se este suplemento é seguro e eficaz para atletas adolescentes.

4. Fosfatidilserina

Esta é uma substância lipídica que, ao entrar em contato com as membranas das células cerebrais, melhora a comunicação e também oferece mais agilidade para o cérebro, sem ter que fazer muitos esforços.

5. Guaraná

A versão do guaraná em pó oferece diversos benefícios, como redução de ansiedade, taquicardia e também baixa pressão arterial.

6. Omega 3

O ômega-3 é um tipo de fosfolipídio que também pode ser classificado como ácido graxo para entender melhor o elemento. 

Apesar de ser um tipo de ácido graxo, não faz mal ao organismo, ao contrário de outros ácidos graxos que incluem triglicerídeos, etc.

Os fosfolipídios são responsáveis ​​por inúmeras funções e manutenção das estruturas celulares do nosso corpo. Portanto, o ômega-3 tem imensa importância no campo da medicina e das ciências nutricionais. 

Foi caracterizado como um nootrópico porque estudos recentes concluíram que o ômega-3 tem enormes benefícios na funcionalidade cognitiva. 

Além disso, é um suplemento dietético sistêmico, por isso também fornece benefícios para todos os outros sistemas orgânicos.

No geral, uma pequena dose de ômega-3 na forma de um suplemento dietético pode manter a homeostase em seu corpo. 

7. Hydergine

Atua em várias frentes para retardar ou até reverter alterações relacionadas à idade na fisiologia do cérebro e melhorar a função cognitiva. 

É uma das “smart drugs” mais seguras, eficazes e intensamente pesquisadas disponíveis hoje. 

Ao longo das últimas décadas, este potente nootropico funciona como potenciador cerebral e foi demonstrado em inúmeros estudos clínicos e animais para aumentar a memória e recuperação, estado de alerta, capacidade intelectual e até mesmo humor, enquanto afasta os muitos processos deletérios que podem levar ao envelhecimento cerebral e declínio mental.

8. Selegilina

Aumenta a disponibilidade de dopamina e serotonina, e esse nootrópico funciona evitando sua quebra.

Também possui algumas propriedades antioxidantes e neurodegenerativas que podem ajudar a proteger o cérebro, especialmente à medida que envelhecemos.

Além disso, a ação da selegilina na serotonina e norepinefrina pode torná-la útil como antidepressivo.

9. Bacopa Monnieri

É especialmente útil para aqueles que sofrem de ansiedade e estresse. Estudos mostram que ajuda a parar e reverter os efeitos devastadores do estresse no cérebro e no corpo.

Este nootrópico funciona ajudando a reparar os danos aos neurônios e sinapses causados ​​pelo estresse crônico.

10. Curcumina

A cúrcuma aumenta o fator neurotrófico derivado do cérebro, esse nootrópico funciona combatendo a depressão, e melhora a cognição, o foco e a libido e protege o cérebro da inflamação.

A cúrcuma é um arbusto perene nativo do sul da Ásia. É um membro da família do gengibre (Zingiberaceae). E o nome chinês, jianghuang , significa literalmente “gengibre amarelo”.

A maior parte da cúrcuma que obtemos é cultivada na Índia. Mas a cúrcuma também é cultivada na China, Taiwan, Japão, Mianmar (Birmânia), Indonésia e em toda a África.

11. Ashwagandha

Ashwagandha demonstrou reparar e reverter danos ao cérebro causados ​​por ansiedade e estresse crônicos, é uma das ervas mais poderosas na cura ayurvédica. Um dos principais benefícios da Ashwagandha são suas notáveis ​​propriedades de alívio do estresse.

E está lado a lado com algumas das drogas mais potentes usadas para tratar a depressão e a ansiedade.Em sânscrito, Ashwagandha significa “ cheiro de cavalo ”. Ou seja, esta erva confere a força e o vigor de um garanhão.

Ashwagandha é nativa da Índia, Paquistão e Sri Lanka. E agora está sendo cultivado em outras regiões, incluindo os Estados Unidos.Ashwagandha ajuda a proteger seu sistema nervoso central.

E é um tratamento alternativo promissor para uma variedade de doenças degenerativas do cérebro, incluindo Alzheimer e Parkinson.Como antioxidante, Ashwagandha procura e destrói os radicais livres .

Os radicais livres têm sido implicados em muitas doenças relacionadas com a idade. Há até algumas evidências emergentes de que Ashwagandha oferece benefícios anticancerígenos .

Nootrópicos deixa a pessoa inteligente?

O principal suplemento que oferece a possibilidade de deixar uma pessoa inteligente são os nootrópicos, eles funciona e são conhecidos como “smart drugs” ou drogas da inteligência.

É como um suplemento ou medicamento que você pode tomar sem nenhuma prescrição médica durante o seu dia.

O mais recomendado é tomar duas vezes ao dia, de acordo com o que é indicado pelo fabricante. Afinal, existe um prazo para que o efeito passe.

Sendo assim, para que o seu cérebro volte a ter estímulos, é importante que você passe a consumir novamente.

Nootrópicos Naturais

O uso dos nootrópicos naturais é comum há muitos anos atrás, quando os militares consumiam o estimulante para ajudar a combater o estresse e o cansaço excessivo.

Além disso, seu uso também tinha como objetivo estimular a função cognitiva no cérebro, o que funciona auxiliando na melhor produtividade.

O café, o chocolate e o tabaco, por exemplo, são consumidos desde a antiguidade. Com o passar do tempo, todos produtos foram descobertos e hoje eles ganham força entre o consumo de brasileiros e estrangeiros.

Muitas pesquisas garantem que a ingestão dos nootrópicos naturais é altamente benéfica à saúde.

Nootrópicos naturais e hábitos de vida saudável: combinação que dá resultado

Recentemente foram divulgadas pesquisas encabeçadas pelo Ministério do Esporte, que apontam o alto número de sedentários no Brasil. Segundo o apontamento, 45% dos brasileiros estão na linha do sedentarismo.

O que aumenta a preocupação das autoridades da saúde. Muitas pessoas buscam medidas radicais para combater os efeitos do sedentarismo, ocorre que é a prática constante que oferece ganhos perenes. Nootrópicos benefícios podemos citar:

  • Eleva a autoestima;
  • Ajuda a controlar a ansiedade.
  • Diminui o estresse.

A começar pelas atividades físicas, pelos menos 30 minutos por dia já são suficientes para bons resultados. Se você deseja comprar Nootrópicos naturais saibam que eles são encontrados em farmácias homeopáticas em todo o país.

Tanto em farmácias físicas quanto digitais. Posteriormente vamos ver algumas outras iniciativas que podem melhorar sua energia e ânimo no dia a dia.

Nootrópicos naturais para estudar: de onde surgiu a substância é como seus benefícios foram descobertos

Desde muito tempo, pessoas dedicadas à pesquisa comandam estudos que possam ajudá-lo a ter um melhor desempenho mental.

Os estimulantes cognitivos ou “drogas inteligentes” como são chamados os nootrópicos para estudar surgiram como solução para essa busca.

A princípio, o objetivo dos pesquisadores era pesquisar substâncias que fossem eficazes no tratamento de pessoas com problemas mentais. Mas com o passar do tempo, os experimentos foram abrangendo também as pessoas em geral.

Embora haja pouca exploração neste campo, já se pode identificar bons resultados nas pessoas que não apresentam patologias mentais.

Os principais nootrópicos para estudar sintéticos são: Ritalina , Anfetaminas, Modafinil, Piracetam, entre vários outros. A saber que as substâncias podem ser encontradas em sua fórmula  natural e sintética.

Quem pode tomar nootrópicos?

Os nootrópicos podem ser consumidos por qualquer pessoa que busca ter alta performance em suas atividades, como exemplo empreendedores, estudantes, profissionais que passam por uma grande pressão e muito mais.

Por muito tempo os nootrópicos foram usados apenas para fins medicinais. Mas atualmente vem sendo usado como suplementos naturais.

Desse modo, qualquer pessoa pode comprar e consumir sem nenhuma prescrição médica. Mas é importante que este medicamento seja consumido com muito cuidado. Afinal, quando tomado de forma desregulada pode acabar causando diversos efeitos colaterais.

Os nootrópicos funcionam?

Sim, nootrópicos funciona e estes são suplementos estudados que oferecem diversos benefícios para o cérebro. Ajudando em doenças como depressão, ansiedade, diminuindo o índice de estresse, facilitando na memória, concentração, foco e muito mais. 

Sendo assim, todos os nootrópicos mencionados oferecem benefícios ao seu cérebro. Sem contar, que ajuda na alta performance, produtividade e a realização de diversas atividades durante o seu dia.

Não só, como também, há evidências de que os ácidos graxos ômega-3, curcumina, selegilina, guaraná e muito mais podem beneficiar o cérebro e a saúde geral.

Além disso, a cafeína pode melhorar o foco mental a curto prazo. O melhor é que são substâncias naturais que oferecem ótimos estímulos para o cérebro.

O que é efeito nootrópico?

Efeito nootrópico é um estímulo causado no cérebro, buscando oferecer alta performance para as suas atividades. Sendo assim, os nootrópicos ajudam na memória, concentração e também na produtividade.

Existem muitos nootrópicos diferentes. Alguns são medicamentos farmacêuticos projetados para tratar condições como sonolência e narcolepsia. Não só, como também para melhorar a atenção e o foco em pessoas com distúrbios de atenção.

No entanto, algumas pessoas saudáveis ​​usam esses medicamentos na tentativa de melhorar seu desempenho cognitivo.

Embora o efeito nootrópico possa ajudar a mascarar a fadiga, a procrastinação ou o tédio, eles não tornam as pessoas mais inteligentes e seus efeitos duram apenas enquanto a droga permanece no corpo.

Alguns desses suplementos podem causar dependência e podem ter uma série de efeitos colaterais. Eles podem ser particularmente prejudiciais para os jovens, pois seus cérebros continuam a se desenvolver em seus vinte e poucos anos.

Além de efeito nootrópico esta substância pode receber outros nomes, como nootrópicos, drogas inteligentes, impulsionadores do cérebro, impulsionadores da memória, neuro enhancers, drogas de condução, drogas de estudo.

Como aumentar a capacidade cerebral em 100?

Diversas pessoas acreditam que não é possível aumentar a capacidade produtiva em 100. Mas quando realizamos uma simples pesquisa na internet, é possível identificar diversas atividades que podem ajudar a aumentar a capacidade do cérebro.

Sendo assim, separamos as principais atividades que podem ajudar e aumentar a capacidade produtiva.

6 Atividades que melhoram a capacidade produtiva do cérebro

01. Exercícios ajudam no estímulo do cérebro:

A atividade física estimula diversos fatores em nosso cérebro, como memória, concentração, foco e muito mais. É algo importante na vida do ser humano e oferece diversas vantagens, não só no exercício, como também no cérebro.

02. Comer alimentos ricos em nutrientes e vitaminas:

Quando você come algo que você gosta, oferece diversos estímulos para o cérebro. Além disso, é totalmente importante controlar os níveis de açúcar no seu cérebro, caso contrário você pode ter o seu cérebro confuso.

03. O descanso diário é importante:

Descansar a mente é completamente importante para diminuir o estresse, acúmulo de informações. Além disso, ajuda para que o seu cérebro possa organizar todas as informações que foram aprendidas e praticadas durante o dia.

04. Participar de jogos de tabuleiro:

Os jogos de tabuleiro são verdadeiros estimulantes para a mente, não só para a memória, como também concentração, foco e ajuda na alta performance, habilidade para momentos de crise e muito mais.

05. Fazer atividades que estimulam o cérebro:

Dessa forma, ficar sem fazer nada durante o dia todo faz com que o seu cérebro fique sem funcionar ou estagnado. Sendo assim, ao realizar atividades, você passa a estimular diversos fatores, como concentração, produtividade e muito mais.

06. Realizar atividades relaxantes:

Sabemos que estimular o cérebro é completamente importante. Porém, realizar atividades que diminuem o estresse diário e uma grande quantidade de informações é completamente importante.

Assim, diversas práticas são importantes para ajudar neste processo. Mas sabemos que todos estes hábitos mencionados demoram um certo tempo para oferecer mais resultados. Sendo assim, os nootrópicos funciona como uma ótima saída, para quem busca ter alta performance de forma imediata.

Qual é o melhor Nootrópico?

Entre tantas informações, estudos, pesquisas, substâncias, dicas e informações, qual é o melhor nootrópico? Pois bem, o melhor é o Biohack Nootrópico, este foi criado e é produzido pelo Dr. Inteligente.

Esta é uma empresa que acredita que ter uma alta performance é a principal chave para uma vida com significado e principalmente evolução. Este é um produto que pode oferecer para você diversos benefícios, como:

  • Produtividade;
  • Ajuda na ansiedade;
  • Melhora a concentração e memória.

Conclusão

Dessa forma, nootrópicos e drogas inteligentes referem-se a substâncias naturais, que melhoram a função mental. Suplementos inteligentes, como omega 3, cafeína, guaraná e entre outros, têm efeitos fortes e significativos na memória e na atenção.

Assim, todos estes suplementos são legalizados pela Anvisa e oferecem uma alta performance para estudantes, empresários, investidores e muito mais. Além disso, são totalmente eficazes para adultos saudáveis.

Como comprar o melhor nootrópico do mercado?

É difícil ignorar o Biohack™ ao escolher o melhor suplemento nootrópico do mercado. Ele melhora significativamente quase todos os aspectos da cognição, com melhores resultados após 2 meses. Criado com a ajuda de alguns dos principais neurocientistas do Brasil, o Biohack™ combina 8 ingredientes apoiados pela ciência para ajudar as vias cerebrais com:

  • Habilidades de resolução de problemas aprimoradas
  • Sentimentos reduzidos de “sobrecarga cerebral”
  • Maior motivação para concluir projetos
  • Foco nítido aprimorado
  • Memória aprimorada
  • Níveis de estresse reduzidos

Além disso, outros benefícios adicionais, como sono melhor, disposição ao longo do dia e melhora no humor geral. **Para comprar o nootrópico Biohack™ basta acessar o site Dr. Inteligente é muito simples. Se preferir, entre em contato conosco para tirar suas dúvidas e obter mais informações.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
21°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 30°

21° Sensação
2.63km/h Vento
69% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h26 Nascer do sol
05h55 Pôr do sol
Sáb 29° 19°
Dom 30° 19°
Seg 31° 21°
Ter 30° 18°
Qua 30° 18°
Atualizado às 22h07
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,12 +0,00%
Euro
R$ 5,47 -0,01%
Peso Argentino
R$ 0,01 -1,00%
Bitcoin
R$ 339,553,71 -1,94%
Ibovespa
126,526,27 pts 1.51%
Publicidade
Publicidade