O envio da nota fiscal é muito importante para toda a sociedade, não somente para o vendedor e comprador como também é importante para que as trocas de bens e serviços aconteçam de forma legal perante o fisco.

Quem faz o envio da nota fiscal sabe que é de extrema importância ter o controle correto de envio de seus documentos.

Esse documento emitido pode ser usado para controlar o caixa da sua empresa, onde é concentrado a entrada e saída do seu financeiro, portanto é necessário ter muita atenção.

O monitoramento é feito na venda e na compra dos produtos onde sempre é recebido ou enviada uma nota fiscal, e através desse documento é feito o controle do financeiro fazendo seus produtos em constante movimento dentro da empresa.

Mas nesse processo de controle, quando aparece um problema, quem é o responsável?
Seus funcionários ao emitir uma nota fiscal incorreta sabe agir nesses casos?

Caso sua resposta for não, fique tranquilo, isso em partes não é dever do setor de faturamento, mas é dever dele informar o responsável e buscar ajuda.

O contador

Isso mesmo, o contador é o responsável por cuidar da parte fiscal da sua empresa e mantê-la longe de problemas com o fisco.

Se a sua empresa tem algum problema com o fisco, isso impacta até na emissão de sua nota fiscal, isso pode bloquear alguns de seus dados e impossibilitando você de emitir e vender.

Nesse caso sem emitir notas fiscais, sem fluxo de caixa, e tenho certeza que você não quer que isso aconteça.

Portanto, o seu contador é uma peça importante dentro do seu negócio, seja ele grande ou pequeno.

Além de seu contador lhe ajudar nesses processos com o fisco, ele pode verificar a situação tributária  em que sua empresa está enquadrada, e os tributos que ela precisa pagar perante o fisco.

Envio de nota fiscal ao contador

Como enviar nota fiscal para meu contador?

O contador muitas vezes não fica presente na empresa, ele pode ir de vez em quando verificar alguns processos com o empreendedor, mas não está 100% dentro da empresa para gerir a parte fiscal.

Imagine que sua empresa emita 100 notas fiscais por dia, encaminhar uma nota de cada vez para o contador, isso seria muito tempo perdido concorda?

Da mesma forma, enviar notas fiscais diariamente para seu contador pode ser complicado, e para seu contador armazenar tudo isso é muito complexo.

O correto é enviar as notas fiscais mensalmente para o seu contador, onde está armazenado todos os XMLs, não somente o XML de venda, mas os arquivos de cancelamento, envio, recebimento e também as faixas inutilizadas.

Seu contador vai verificar se não tem nenhum problema na emissão de seus documentos e também vai atualizar sua receita, que é uma parte cobrada do fisco para contadores.

Viu como é importante encaminhar suas notas fiscais a quem entende do assunto? Então escolha um contador de sua confiança para cuidar desses assuntos, e deixar sua empresa em segurança.

DICA EXTRA JORNAL CONTÁBIL: Imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

O nosso parceiro Viver de Contabilidade criou um programa completo que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa da Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Fonte: FreeNFe