Nota fiscal eletrônica: como emitir no WHMCS?

A nota fiscal eletrônica se faz necessária para dar lisura ao processo de compra e venda de bens e serviços

WHMCS é a abreviatura para WebHost Manager Complete Solution que significa Solução Completa para Gestão de Hospedagem na Web. 

Mas, por sua complexidade e evolução no tempo, acabou se tornando um importante sistema de gestão de clientes, serviços, tickets de suporte, pagamentos, notas fiscais e outras soluções que podem ser adicionadas e gerenciadas pelo dashboard do WHMCS.

Essa importante ferramenta de gestão de clientes é a preferida entre as empresas de hospedagem de sites, que procuram uma solução completa e econômica, já que a sua licença tem um preço acessível perto de outras opções no mercado.

O WHMCS é responsável por toda a automatização dos processos de gestão de clientes e serviços, ele pode ser integrado ao cPanel (painel de controle das hospedagens Web) e ao WHM (Web Hosting Manager) que nada mais é do que um gestor de hospedagens na Web.

Com essas duas ferramentas integradas ao WHMCS, a gestão de toda a infraestrutura de uma empresa de hospedagem de sites ficará automatizada, gerando economia de tempo e maior eficiência. 

O que é o módulo de emissão de nota fiscal no WHMCS?

O módulo de nota fiscal no WHMCS é uma API (Application Programming Interface), o que significa interface de programação de aplicativos, que foi desenvolvido por uma equipe de desenvolvedores em colaboração com a NFE.io. 

Ela tem o código aberto e recebe colaboração de diversos desenvolvedores e programadores que podem contribuir para a evolução e implementação de recursos no módulo.

Ou seja, são feitas implementações necessárias para manter o funcionamento do módulo, fazer correções por demanda e mantê-lo sempre atualizado e com bom funcionamento. 

Importância da emissão da nota fiscal eletrônica

A nota fiscal eletrônica (NF-e) tem como objetivo de promover uma integração administrativa entre as esferas de Governo (Federal, Estadual e Municipal) e os seus respectivos fiscos, gerando assim, uma padronização, eficiência na fiscalização, cruzamento de dados e maior transparência, foi instituída a nota fiscal eletrônica.

Ela funciona com a emissão de um arquivo eletrônico que será disponibilizado de forma digital com a descrição dos serviços ou produtos comercializados. Nela estarão descritos os valores de compra, os tributos incididos, a numeração da nota, o órgão emissor e outras informações de acordo com regulamentação específica de cada ente público.

A emissão da nota fiscal eletrônica se faz necessária para dar lisura ao processo de compra e venda de bens e serviços, para a cobrança de tributos e para dar garantias ao comprador. Esse processo é importantíssimo para garantir os direitos e deveres das empresas e dos consumidores, pois a emissão da nota fiscal eletrônica é o comprovante de ações comerciais e industriais do país.

Como instalar o módulo de nota fiscal no WHMCS

Para dar início à instalação é necessário acessar o site do GitHub e buscar pelo Módulo Nota Fiscal para WHMCS via NFE.io e baixar o arquivo disponível para download. Você pode fazer isso clicando no link acima e no caso de dúvidas ler as instruções de instalação.

Antes de dar início na instalação é necessário verificar os requisitos mínimos do sistema que vamos listar abaixo:

  • WHMCS na versão 7.2.1 ou superior;
  • Versão do PHP 5.6 ou superior;
  • Tarefas cron do WHMCS devem estar funcionando a cada 5 minutos;
  • É necessário um portal de pagamento ativado e que a criação de faturas do WHMCS esteja funcional, sendo que as notas fiscais são emitidas no momento da criação ou após o pagamento das faturas geradas manual ou automaticamente pelo WHMCS.

Feito o download do arquivo do módulo de nota fiscal do WHMCS, basta descompactar os arquivos na pasta indicada pelo manual de instalação.

Quais as funcionalidades do WHMCS?

Entre outras funções, o módulo permite o agendamento de emissão de nota, o cancelamento automático, emite notas de forma sequencial e outras funcionalidades como:

  • Emite notas fiscais automaticamente, quando a fatura é publicada, ou quando a fatura é paga.
  • Permite agendar a emissão de notas fiscais para um determinado número de dias após a confirmação dos pagamentos.
  • Emite notas fiscais de forma sequencial, evitando sobrecargas nos sites das prefeituras.
  • Exibe o status da NFE e adiciona botões de ações relacionadas às notas na página de edição das faturas.
  • Cancela a nota fiscal quando a fatura é cancelada (opcional).
  • Exibe nas configurações do módulo quando há uma versão mais recente disponível para download.
  • De forma opcional, salva o debug das chamadas à API NFE.io no log de Módulo do WHMCS para diagnóstico e aprendizado.
  • Opcionalmente, seleciona nas configurações do módulo a opção de enviar o número inscrição municipal para a nota fiscal.
  • Como opcional, seleciona nas configurações do módulo a opção de enviar a nota fiscal por e-mail automaticamente.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.