Nota fiscal eletrônica: Esclarecendo as principais dúvidas

493

A nota fiscal eletrônica (NF-e) foi instituída por um projeto do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) em janeiro de 2007. Ela surgiu para substituir a tradicional nota fiscal expedida em papel. Esse documento fiscal digital também faz o controle de tributação referente à comercialização de produtos e serviços pela empresa, assim como a antiga nota. 

A NF-e assegura praticidade e agilidade devido ao fato de que tudo pode ser feito de forma online de onde a pessoa estiver. Quando o assunto é nota fiscal, geralmente, surgem muitas dúvidas e, às vezes, até dor de cabeça. Todavia, vale lembrar que sua emissão é obrigação de quase todos os gestores, tanto para os que fazem venda física quanto venda online.

Por isso, vamos tratar de algumas vantagens da nota fiscal eletrônica, a fim de esclarecer todas as suas dúvidas. Confira!

Redução De Custos

A versão digital da nota faz com que não seja preciso ter custos com papel, impressão e armazenamento, elementos que produzem grande economia para a organização. Além disso, não é necessário ter uma pessoa especificamente para realizar a emissão da nota fiscal, visto que esse trabalho será feito pelo software de NF-e, além do eNotas.

Logo, os custos com contratação de pessoal, que normalmente são muito altos, diminuem. Por meio desse processo automatizado, o próprio sistema envia os documentos para os consumidores no instante em que você desejar, antes ou depois da garantia incondicional. 

Dessa forma, é possível investir em outras áreas que precisam de mais atenção, como qualificação de leads, marketing de conteúdo, e-mail marketing e muito mais.

Otimização Do Tempo

Devido ao excesso de dados e informações a que as empresas precisam ter acesso, otimizar o tempo necessário para achá-las exprime ganho na eficiência e na produtividade. Só é preciso se logar no sistema e buscar exatamente o que você precisa, para encontrar informações fiscais do seu negócio. Muito bom, não é mesmo?

Pelo fato de não ser mais necessário  ir até um arquivo morto para localizar uma nota, por exemplo, essa vantagem vem sendo bastante valorizada pelas organizações.

Aumento Da Produtividade 

O fato é que a nota fiscal eletrônica ajuda muito na otimização da produtividade da sua empresa. O processo fica muito mais fácil e rápido devido ao fato de não se precisar emitir esse documento de forma manual, pois tudo é feito pela internet. Além disso, é possível que a emissão de NF-e seja automatizada.

Afinal de contas, mesmo usando o modelo eletrônico, a verdade é que essa tarefa é ainda bem burocrática. Isso se deve ao fato de que as nossas leis fiscais e tributárias são as mais complexas do mundo. Logo, se esse processo ficar sempre no “piloto automático”, usando um emissor especializado, é possível usar o seu tempo em favor de estratégias para ajudar a empresa a crescer e ainda se manter legalizada.

Assim, não será necessário lidar com as adversidades e instabilidades nos sistemas da Sefaz e nos sites das prefeituras, que infelizmente são uma constante. É incrível, mas, até uma cidade bem estruturada, como São Paulo, já chegou a ficar com o sistema fora do ar por mais de 24 horas. Isso acontece com frequência e pode fazer que você perca a data de emissão da sua nota e depois tenha que pagar juros e multas.

Agilidade Na Logística

nota fiscal auxilia no controle de circulação de bens e serviços objetivando a tributação. Portanto, todos os processos relacionados à carga, descarga e armazenagem de produtos eram fiscalizados para a emissão da nota.

Todas essas informações são efetuadas antecipadamente com a NF-e, apressando e agilizando os processos de logística que abrangem o deslocamento de produtos.

Do mesmo modo, o tempo que os caminhões ficam parados em postos de fronteira também é reduzido, visto que todos os dados referentes à circulação já foram informados.

Melhora Na Gestão Financeira

Com a nota fiscal eletrônica, a burocracia, tão exigida na gestão financeira, é simplificada. Para que funcione perfeitamente precisa somente do engajamento de todos os envolvidos no processo, a fim de que os passos sejam feitos de maneira segura. Isso traz um grande conforto, além de otimizar os processos utilizados para armazenar e gerenciar os dados, o que causa enorme facilidade no intercâmbio de informações.

Além disso, é possível controlar de forma muito mais fácil a escrituração contábil tendo como referências as notas fiscais enviadas e recebidas, arquivando os Danfes por e-mail e encaminhando sua cópia diretamente para a contabilidade. 

Faturamento Centralizado

A NF-e auxilia muito no controle do faturamento de empresas que têm filiais,  já que é possível fazê-lo de maneira mais centralizada. Em outras palavras, não é preciso ter muitos colaboradores para ter uma administração eficiente de todas as filiais de um empreendimento.

Agilidade Na Administração Contábil

Com o uso da versão eletrônica, a organização consegue ter mais facilidade para armazenar e gerenciar todas as informações contábeis. É muito importante lembrar que todas as obrigações fiscais referentes à escrituração contábil se mantêm, todavia, com a implantação de todo o sistema que faz parte da NF-e.

Além disso, a tendência é que essas obrigações sejam substituídas e até mesmo excluídas ao se englobar o Sistema Público de Escrituração Digital. Ao entregar um produto ou serviço em troca de pagamento, a organização fica sujeita ao recolhimento do ICMS e outros impostos, dado que a nota fiscal é o documento que especifica os valores da operação para que ocorra a tributação.

Por fim, a nota fiscal eletrônica é essencial para todos os tipos de empresa que queiram estar em dia com suas obrigações fiscais e não têm tempo de fazer esse processo manualmente. Ao automatizar a sua emissão, é possível dar mais atenção a fatores que realmente fazem a diferença para o seu negócio. 

Os benefícios são inúmeros, como vimos, e além disso a NFe melhora o controle fiscal e reduz a sonegação das empresas. É importante lembrar que o auxílio de um software pode fazer toda a diferença para agilizar o processo. 

Dica: Atenção você contador ou estudante de contabilidade, conheça nosso treinamento voltado para contadores iniciantes, ensinando na prática procedimentos contábeis que todo contador precisa saber, mas que não se ensina na faculdade.

Tudo que você precisa saber para abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs, Contabilidade, Imposto de Renda. Quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade!

Conteúdo original OnClick