18°C 28°C
Uberlândia, MG

MEIs: Oportunidade ou Morte para empresas de Contabilidade? Abordando o assunto de frente

Um tema complexo quem feito parte dos comentários de vários leitores do Jornal Contábil

14/03/2024 às 10h19 Atualizada em 14/03/2024 às 14h33
Por: Ricardo de Freitas Fonte: Ricardo de Freitas
Compartilhe:
MEIs: Oportunidade ou Morte para empresas de Contabilidade? Abordando o assunto de frente
MEIs: Oportunidade ou Morte para empresas de Contabilidade? Abordando o assunto de frente

O Tema MEIs, tem gerado um monte de comentários negativos na matéria que postamos sobre crise nas empresas contábeis (você pode ler aqui). Resolvemos analisar os principais problemas que estão ocorrendo com a explosão de abertura das MEIS e fechamento também. O que parecia uma oportunidade pode ter virado um grande problema para alguns escritórios de contabilidade que trabalham neste nicho.

Continua após a publicidade

Primeiro vamos mostrar uma tabela com as aberturas e fechamentos de MEIs em 2023:

Em 2023, a média mensal de MEIs abertas foi de 238.974, enquanto a média mensal de MEIs fechadas foi de 102.662. Isso significa que, em média, 136.312 novos MEIs foram abertos a cada mês em 2023. Estes dados tem como fonte o Governo Federal e o Sebrae.

Dados por trimestre de 2023

Trimestre MEIs Abertas MEIs Fechadas Saldo Líquido
1º Trimestre 716.332 307.986 408.346
2º Trimestre 666.408 330.204 336.204
3º Trimestre 702.244 202.442 499.802
4º Trimestre 783.703 197.556 586.147

Total de MEIs em 2023:

Continua após a publicidade
  • Abertas: 2.868.687
  • Fechadas: 1.038.188
  • Ativas: 11.682.765

Nota de Redação: Não estamos em nenhum momento tirando a importância dos MEIs para o Brasil. E sim demonstrano um fato em nosso segmento de contabilidade.

Crise das MEIs nos Escritórios de Contabilidade
Caption

 

Como esses Números Impactaram na vida das Empresas de Contabilidade

A alta rotatividade de MEIs é um desafio para os escritórios de contabilidade, que precisam se adaptar à nova realidade do mercado, pela seguinte razões:

Aumento da demanda por serviços:

Continua após a publicidade
  • Abertura de empresas: Os escritórios de contabilidade podem ter visto um aumento na demanda por serviços de abertura de MEIs, o que pode ter sobrecarregado a equipe e os recursos.
  • Encerramento de empresas: O processo de encerramento de uma MEI também pode ser trabalhoso para os escritórios de contabilidade, exigindo a realização de diversas tarefas burocráticas.
  • Consultoria: A abertura e o fechamento frequentes de MEIs podem gerar dúvidas e inseguranças entre os empreendedores, aumentando a demanda por serviços de consultoria contábil.

Impacto na receita:

  • Serviços básicos: Os serviços de abertura e encerramento de MEIs geralmente são mais baratos do que outros serviços contábeis, o que pode ter impactado negativamente a receita dos escritórios.
  • Incerteza: A alta rotatividade de MEIs pode dificultar a fidelização de clientes e gerar insegurança na receita futura dos escritórios.

Desafios operacionais:

  • Gestão de tempo: A grande quantidade de MEIs pode dificultar a gestão do tempo dos escritórios de contabilidade, que precisam conciliar a demanda por serviços com outras tarefas.
  • Tecnologia: A necessidade de lidar com um grande volume de dados e documentos pode exigir investimentos em tecnologia e softwares específicos.
  • Recursos humanos: A alta demanda por serviços pode levar à necessidade de contratar mais funcionários, o que pode ser um desafio para escritórios de pequeno porte.

Outras Informações pesquisadas

A alta rotatividade de MEIs pode ter contribuído para o aumento da inadimplência nos escritórios de contabilidade. Diversos fatores corroboram para essa relação:

1. Dificuldade de acompanhamento:

  • Volume alto: A grande quantidade de MEIs abertas e fechadas dificulta o acompanhamento individualizado por parte dos escritórios, especialmente os de pequeno porte.
  • Falta de organização: Alguns MEIs não possuem organização financeira adequada, o que dificulta a emissão de notas fiscais e a realização de pagamentos em dia.

2. Serviços de baixo valor:

  • Preços baixos: A alta competitividade no mercado de MEIs leva à oferta de serviços contábeis a preços baixos, o que pode reduzir a margem de lucro dos escritórios.
  • Inadimplência frequente: A inadimplência é mais frequente entre os MEIs, pois muitos empreendedores não têm condições de arcar com os custos de um serviço profissional de contabilidade.

3. Falta de planejamento:

  • Informalidade: Muitos MEIs iniciam seus negócios sem planejamento financeiro adequado, o que pode levar a dificuldades de pagamento das obrigações fiscais e contábeis.
  • Gestão precária: A falta de conhecimento sobre gestão financeira e a informalidade na gestão do negócio contribuem para a inadimplência.

4. Perfil dos inadimplentes:

  • MEIs iniciantes: A inadimplência é mais comum entre MEIs iniciantes, que ainda estão se adaptando ao mercado e podem enfrentar dificuldades financeiras.
  • MEIs de baixa renda: MEIs com faturamento baixo podem ter dificuldades para arcar com os custos de um serviço profissional de contabilidade.

5. Impactos da inadimplência:

  • Prejuízos financeiros: A inadimplência causa perdas financeiras aos escritórios de contabilidade, que podem ter dificuldades para arcar com seus próprios custos.
  • Dificuldades de crescimento: A inadimplência pode dificultar o crescimento dos escritórios, que podem ter que investir em medidas de cobrança e recuperação de crédito.
  • Desmotivação da equipe: A inadimplência pode desmotivar a equipe do escritório, que pode se sentir desmotivada a trabalhar com MEIs.

Quer Ler mais Matérias sobre estes e outros assuntos? Acessem meu Blog clicando aqui!

As Empresas de Contabilidade podem deixar de ter Clientes MEIs?

Esta pergunta é muito complexa, envolve a estrutura da empresa, redução de receitas com serviços adicionais, como imposto de renda por exemplo entre outras oportunidades.

Fatores que podem manter a demanda por escritórios de contabilidade para MEIs:

  • Falta de conhecimento: Muitos MEIs não possuem o conhecimento necessário para realizar a gestão contábil e fiscal de seus negócios, necessitando de ajuda profissional.
  • Segurança e confiabilidade: A expertise de um profissional de contabilidade garante segurança e confiabilidade na gestão das obrigações fiscais e contábeis da empresa.
  • Consultoria e assessoria: Escritórios de contabilidade podem oferecer serviços de consultoria e assessoria para auxiliar os MEIs na gestão do seu negócio.
  • Relação de confiança: A relação de confiança entre o MEI e o escritório de contabilidade pode ser um fator importante para a fidelização do cliente.

Tendências do mercado:

  • Crescimento do mercado de MEIs: O mercado de MEIs tende a crescer nos próximos anos, o que pode gerar oportunidades para os escritórios de contabilidade.
  • Especialização em nichos: A especialização em nichos específicos dentro do mercado de MEIs pode ser uma estratégia para os escritórios de contabilidade se diferenciarem da concorrência.
  • Utilização de tecnologia: A utilização de ferramentas tecnológicas pode ajudar os escritórios de contabilidade a otimizar seus processos e oferecer serviços mais eficientes.

Conclusão:

A futuro dos escritórios de contabilidade em relação ao mercado de MEIs dependerá da capacidade dos escritórios de se adaptarem às novas tendências do mercado, como a simplificação dos processos e a utilização de ferramentas tecnológicas. A especialização em nichos específicos e a oferta de serviços de consultoria e assessoria podem ser estratégias para se destacar na concorrência.

Deixe sua opinião nos comentários abaixo, isso ajuda muito nas nossas discussões e até na criação de novas matérias

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
MayaraHá 1 mês São Paulo/SPO erro foi da divulgação por parte do governo em expor a criação de MEI como algo fácil e simples de se manter, sem necessidade de contador ou profissional experiente na área. Acontece que centenas deles, sequer tem conhecimento do que vem a ser uma MEI, para que serve e qual o custo de manter ela. De fato, muitos abriram no intuito de se beneficiarem da aposentadoria paga de forma mais economica. Canso de ver inumeros problemas com vários MEIS, desde inadimplencia até o desenquadramento.
ElcioHá 1 mês Sao PauloTer disponibilidade para atender a demanda de MEIs nos escritórios, é alinhar com o seu nicho de mercado. Se faz parte dele, enfrente. É extramamentr volátil, como mostra os números acima. Adequar sua extrutura "qualificada" a esse nicho, com certeza será pela linha de baixo "custo", pois seu retorno dependerá disso.
SamuelHá 1 mês São PauloO problema das meis, não pagam sequer a guia mensal da DAS, sequer o contador. Editado por IA
Raphael Há 1 mês Colatina esO mei desde o início se falava em não precisar de contador, e a facilidade de constituição levou a virar meio de sonegação de impostos e pagar inss de maneira mais barata, menos ser utilizado para o que foi o seu propósito. Sem falar da alta inadimplência. E por último a falta de uma fiscalização rigorosa leva a ser ultilizado de forma danosa e injusta com quem trabalha corretamente.
Mostrar mais comentários
Marketing com Ricardo de Freitas
Sobre o blog/coluna
No mundo digital de hoje, a personalização é mais do que um luxo; tornou-se uma expectativa fundamental dos consumidores. À medida que navegamos pela era da informação, somos bombardeados por uma avalanche de conteúdos. Diante desse cenário, a capacidade de uma marca de se destacar no meio da multidão depende cada vez mais de sua habilidade em oferecer experiências personalizadas e significativas aos seus clientes. Este artigo explora a importância da personalização no marketing digital
Ver notícias
Uberlândia, MG
19°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 28°

19° Sensação
2.39km/h Vento
83% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h26 Nascer do sol
05h54 Pôr do sol
Dom 29° 19°
Seg 30° 21°
Ter 30° 18°
Qua 30° 19°
Qui 31° 19°
Atualizado às 04h07
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,12 +0,00%
Euro
R$ 5,47 -0,01%
Peso Argentino
R$ 0,01 -1,00%
Bitcoin
R$ 341,491,07 -1,38%
Ibovespa
126,526,27 pts 1.51%
Publicidade
Publicidade