Nova tabela de frete: Tecnologia passa a ser vista como solução para driblar aumento

Fundamental para a competitividade das empresas, a logística de transporte é ainda desafiadora quando se fala em custos e gestão. Para se ter uma ideia, o Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos) já apontou que os custos deste segmento representam mais de 12% do PIB. E com o aumento da tabela de fretes anunciada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que varia entre 11% e 15%, este índice só deve crescer.

A saída para driblar a situação e garantir a eficiência de entregas sem encarecer o produto final pode estar na tecnologia. De acordo com Diego Buchele, Head of Product na Lincros, manter o controle de todo o processo logístico é essencial para se evitar perdas e gastos desnecessários nos processos de transporte. “Com o aumento da tabela de frete, as boas práticas para contratação, gestão e análise de dados são ainda mais evidentes e precisam ser colocadas em prática com o apoio de tecnologias eficientes para o segmento. Além do próprio custo do serviço, a falta de planejamento e de visibilidade de rotas através de atualizações em tempo real e a falta de compliance na própria negociação no serviço são desafios que precisam ser superados”, aponta.

Frete de retorno pode ser contornado

Outra novidade instituída pela ANTT é o pagamento do chamado frete de retorno, quando o caminhão não pode trazer outro produto até seu ponto de origem. A centralização de dados de contratação, bem como a projeção de despesas, otimização de rota e planejamento prévio através de um sistema TMS, por exemplo, são as melhores práticas para diluir esse tipo de custo, segundo Buchele “O TMS é um conceito que abrange uma série de soluções tecnológicas que centralizam em uma única interface as informações primordiais para uma logística eficiente. E é a forma mais confiável para que as empresas passem a adotar a melhoria contínua para a redução de custos. Relatórios atualizados, negociações que seguem regras pré-definidas, gestão da tabela de fretes estão entre os benefícios da tecnologia”, salienta.

Boas práticas da contratação de fretes é tema de webinar

Conseguir aplicar a gestão eficiente na logística de transportes, adotar boas práticas e manter a qualidade do serviço estão entre as dúvidas mais comuns de empresas do país. E elas serão abordadas em um webinar gratuito que a Lincros realiza no dia 11 de fevereiro às 14h. As práticas na contratação de fretes e novidades no segmento que irão garantir a eficiência da logística de transportes serão destacadas por Ana Caroline Müller, consultora de implantação na Lincros.

As inscrições estão disponíveis neste link.

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Comentários estão fechados.