Nova versão 1.1 do SPED Fiscal, com efeitos a partir de 2023

Entenda mais sobre a Nova versão 1.1 do SPED Fiscal, com efeitos a partir de 2023 publicada no diário oficial da União.

Foi publicado no Diário Oficial da União a instituição do Manual de Orientação do Leiaute da Escrituração Fiscal Digital – EFD ICMS IPI.

Conforme alterações introduzidas pela Nota Técnica EFD ICMS IPI n.º 2022.001 v1.1, publicada no Portal Nacional do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

Regras de escrituração e de Validação

Deverão ser observadas as regras de escrituração e de validação do Guia Prático da Escrituração Fiscal Digital – EFD ICMS/IPI, versão 3.1.0. 

A versão 3.1.0 do Guia Prático da EFD foi publicado no Portal Nacional do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

Versão 1.1, com efeitos a partir de janeiro de 2023

As alterações na versão 1.1 publicadas no dia 22 de junho no  Diário Oficial da União, produziram efeitos a partir de 1º de janeiro de 2023.

O que é o SPED Fiscal? 

O Sped Fiscal – EFD ICMS/IPI é uma obrigação acessória cuja finalidade é a escrituração fiscal digital das informações relativos à apuração do ICMS e IPI, utilizando o cadastro dos produtos movimentados no período, cadastro de clientes e fornecedores, notas fiscais de entrada e saída, entre outras informações. 

O Sped Fiscal adequa-se também como um bom controle gerencial, pois para que o arquivo seja entregue é importante estar com um cadastro de produtos correto e o controle de estoque adequado, para o imposto não ser apurado incorretamente.

Além disso, o SPED fiscal conta com 10 blocos que contem informações distintas que devem ser preenchidas, sendo eles: 

  • Bloco 0: Abertura, Identificação e Referências;
  • Bloco B: Escrituração e Apuração do ISS;
  • Bloco C: Documentos Fiscais I – Mercadorias (ICMS/IPI);
  • Bloco D: Documentos Fiscais II – Serviços (ICMS);
  • Bloco E: Apuração do ICMS e do IPI;
  • Bloco G: Controle do Crédito de ICMS do Ativo Permanente – CIAP;
  • Bloco H: Inventário Físico;
  • Bloco K: Controle da Produção e do Estoque;
  • Bloco 1: Outras Informações,
  • Bloco 9: Controle e Encerramento do Arquivo Digital.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.