O crescimento da presença feminina em conselhos e cargos de liderança nos dias atuais

Análise feita pela EXEC mostrou que a consultoria foi responsável por um crescimento de 657 % em relação ao mercado na contratação de mulheres ocupando cadeiras de conselheiras.

A falta de diversidade em cadeiras de conselhos e cargos C-level ainda é um dos maiores desafios das empresas e por isso é uma questão que vem sendo tratada com muito cuidado dentro das organizações.

A EXEC, maior empresa nacional de seleção, desenvolvimento de executivos de alta gestão e montagem de conselhos, fez uma análise de seus dados de recrutamento feminino em Conselhos Consultivos e de Administração e em Cargos C-Level, de 2018 a 2020, período em que a empresa começou a desenvolver um trabalho fortemente voltado para diversidade de gênero com a participação no 30% Club e a realização do Programa As Executivas do Amanhã.

Com esse levantamento foi possível concluir que que a consultoria atingiu, em 2020, um marco de 35% de composição feminina em suas seleções para conselhos, enquanto o mercado atinge 12% e 16% em cadeiras C-Level, enquanto o mercado atinge 8%.  

A consultoria vem investindo em aumentar a presença feminina nestas cadeiras e esses números têm refletido em um crescimento de 250% nas contratações de mulheres em Conselhos em apenas 3 anos.

Os dados não são positivos apenas quando o assunto são conselhos, a EXEC também tem feito um importante trabalho com mulheres em cargos da mais alta liderança, C-Level, apresentando em 3 anos um crescimento de mais de 167%.

Conselheiras

  • Mulheres Conselheiras pela EXEC em 2018 representava 10% das seleções para conselhos.
  • Mulheres Conselheiras pela EXEC em 2019 representava 10% das seleções para conselhos.
  • Mulheres Conselheiras pela EXEC em 2020 representava 35% das seleções para conselhos.

Mercado

  • Pesquisas apontaram que em 2018, 9% das cadeiras de conselho eram ocupadas por mulheres. Já em 2020, esse índice era por volta de 12%.

Comparativo

  • Em 2018 a EXEC recrutava 11% acima da média de mercado.
  • Em 2020 a EXEC recrutou 191% acima da média de mercado.
  • Ao longo dos últimos 3 anos, com o esforço feito, a EXEC aumentou em aproximadamente 250% as contratações de mulheres em conselhos, enquanto o mercado teve um avanço de aproximadamente 33%.

C-level

  • Mulheres C-level pela EXEC em 2018 representava 6 % das seleções C-Level.
  • Mulheres C-level pela EXEC em 2019 representava 8 % das seleções C-Level.
  • Mulheres C-level pela EXEC em 2020 representava 16 % das seleções C-Level.

Mercado

  • Pesquisas apontaram que em 2018, 5% dos cargos de alto escalão eram ocupados por mulheres. Já em 2020, esse índice era por volta de 8%.

Comparativo

  • Em 2018 a EXEC recrutava 28% acima da média de mercado.
  • Em 2020 a EXEC recrutou 105% acima da média de mercado.
  • Ao longo dos últimos 3 anos, com o esforço feito, a EXEC aumentou em aproximadamente 167% as contratações de mulheres no alto escalão, enquanto o mercado teve um avanço de aproximadamente 60%.

Análise

Nos últimos cinco anos, a EXEC tem provocado mais os clientes no tema de Mulheres na Liderança e percebeu que este é um fator que já está na pauta de muitas empresas, assim como o a questão diversidade que, de um modo geral, cresceu muito.

Outro ponto de destaque é que essa dinâmica teve uma presença maior no mercado de Search de Executivas e, nos últimos 2 anos, houve uma maior provocação por parte da EXEC no mercado de Seleção de Conselheiras e uma maior abertura por parte dos clientes também.

“Em tudo que colocamos foco, conseguimos um melhor resultado. Internamente engajamos todo o nosso time para ter esse olhar mais voltado para a diversidade feminina e os resultados mostram que vale a pena. Desde 2020, estamos ampliando essa diversidade em todos os nossos processos. É muito gratificante contribuir com uma causa que, além de gerar resultados para as empresas, é humana. “ Camila Marion, sócia da EXEC.

SOBRE A EXEC

Fundada em 2009, a EXEC é reconhecidamente uma das principais consultorias em Recursos Humanos do mercado brasileiro. A empresa é especialista na seleção de profissionais em nível de gestão, diretoria, presidência e membros de conselhos de administração, para empresas de diferentes portes e setores, sejam nacionais ou multinacionais, além de especialista em conduzir projetos de assessment, coaching executivo e de carreira, e de consultoria em Recursos Humanos. As principais soluções oferecidas pela EXEC ao mercado são: Executive Search, Leadership Advisory e Board Services. Todos os projetos são obrigatoriamente liderados por sócios-diretores com trajetória profissional amplamente reconhecida pelo mercado.

Comentários estão fechados.