O que é Prova de vida do INSS e quem pode fazer?

0

Existe um novo projeto do INSS chamado, projeto-piloto da prova de vida por meio de celulares, o mesmo foi criado no dia 20 de agosto.

Desde então está sendo realizado testes com cerca de 300 mil beneficiários do instituto. Na matéria de hoje vamos esclarecer o que é Prova de vida e quem precisa fazer, continue conosco. 

O que é prova de vida do INSS? 

A prova de vida é um procedimento obrigatório para todos os segurados do INSS que recebem  o pagamento por conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. 

O objetivo desta prova de vida  é fazer com que os segurados comprove que estão vivos, para continuar recebendo os valores do INSS. 

Quem precisa fazer a prova de vida do INSS? 

Todos os aposentados e pensionistas do INSS precisam realizar anualmente esta prova de vida , indo até uma agência bancária na qual recebe seu benefício para atualizar seu cadastro. 

Isto acontece para que as fraudes sejam amenizadas no sistema do Seguro Nacional. 

Projeto-Piloto 

Este projeto tem o objetivo de fazer com que as pessoas realize a comprovação em casa, principalmente em tempos de pandemia para evitar aglomerações em agências bancárias. 

Presidente do INSS

Leonardo Rolim, presidente do INSS, explicou o que é projeto-piloto teve início utilizando o sistema biométrico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Quem poderá participar da biometria online do INSS? 

Poderão participar deste projeto os segurados que possuem carteira de habilitação e título de eleitor. 

Como será a prova de vida digital? 

A biometria facial será feita com o uso da câmera do dispositivo móvel do beneficiário. É necessário ter o aplicativo meu INSS instalado  e o aplicativo do governo digital.

O projeto-piloto estará disponível apenas para os beneficiários selecionados, então no aplicativo a opção só aparecerá para quem se enquadra nos critérios de seleção. 

Nesta prova de vida o segurado é orientado pelo aplicativo Meu Gov.BR. 

  • A centralizar o rosto > virar o rosto para a direita > fechar os olhos > sorrir > virar novamente o rosto e fazer a captura da biometria por meio de foto.

Já na prova de identidade, se a biometria do cidadão for do TSE, será preciso informar o número do título de eleitor e por outro lado caso a biometria seja do Denatran é necessário a data de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Por Laís Oliveira