O que é Segurado Especial?

0

Este tipo de segurado tem muitas vantagens dentro do INSS No conteúdo de hoje vamos esclarecer um pouco mais sobre este assunto. Continue conosco e confira

Segurado especial? 

Este segurado é um cidadão que trabalha com atividades que vão garantir seu próprio sustento ou de sua família,  de maneira individual ou em regime de economia familiar.

O que é Regime de economia familiar?

Este regime é quando membros da família do segurado especial trabalham juntos sem vínculo de emprego e desta atividade tiram o seu sustento. 

Um exemplo para você entender melhor

O senhor João exerce suas atividades laborais em regime de economia familiar, o mesmo possui uma terra, onde nela ocorre um tipo de plantio, para posterior venda rural. 

Vamos listar algum tipo de Segurado Especial. Veja! 

São muitos exemplos que podemos citar de segurado especial, como, o produtor rural, existem muitas categorias dentro deste tipo de segurado especial. 

No entanto considera-se produtor rural, as pessoas que realizam as seguintes atividades:

  1. Comodatário;
  2. Arrendatário rural;
  3. Meeiro outorgado;
  4. Parceiro;
  5. Possuidor;
  6. Assentado;
  7. Usufrutuário;
  8. Proprietário do terreno. 

Quando o segurado especial pode se aposentar?

A aposentadoria  dos segurados especiais também é diferente, os requisitos são mais flexíveis. Vou listar abaixo os requisitos necessários para requerer o benefício:

Requisitos para mulheres 

  1. 55 anos de idade; 
  2. 180 meses de carência.

Requisitos para os homens 

  1. 60 anos de idade;
  2. 180 meses de carência.

Qual o valor do benefício? 

Os Segurados especiais terão direito apenas a um salário-mínimo por mês. 

Existe a possibilidade do segurado especial ganhar mais de um salário mínimo? 

Para este tipo de segurado ganhar mais de um salário, é necessário que o mesmo torne-se um segurado especial facultativo, pois, com isto  ele fará os recolhimento com uma alíquota de 20% em cima do valor do salário-mínimo e o teto do INSS, que neste ano 2021, está no valor de R $ 6.433,57. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Laís Oliveira.