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O que fazer em caso de empréstimo consignado não solicitado?

O que fazer em caso de empréstimo consignado não solicitado?

28/05/2021 às 15h29 Atualizada em 28/05/2021 às 18h29
Por: Vanessa Marques
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Com a popularidade dos empréstimos consignados acabou aumentando o número de instituições financeiras que disponibilizam empréstimos não solicitados e não autorizados.

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Isso acontece quando a pessoa não realiza a utilização do dinheiro que foi depositado em sua conta, entretanto apesar disso o benefício continua sendo descontado. 

É previsível que se trate de um problema sério, pois causa grande turbulência material e moral. Neste artigo, explicaremos o que fazer e como resolver essas situações! 

Entenda o que é um empréstimo consignado

O empréstimo consignado é aquele que tem o desconto direto realizado do pagamento do trabalhador ou dos beneficiários do INSS.

Os bancos gostam dessa categoria de empréstimo justamente porque o risco de não conseguir pagar as prestações é muito baixo. 

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Quem tem direito ao empréstimo consignado?

Normalmente qualquer cidadão que possua uma renda mensal pode ter o direito de realizar a solicitação de empréstimo consignado, confira: 

  • trabalhadores com a carteira de trabalho assinadas;
  • aposentados;
  • pensionistas do INSS;
  • servidores públicos;
  • militares das forças armadas.

O crédito consignado é descontado diretamente da folha de pagamento da pessoa que tomar o empréstimo.

Como realizam empréstimos consignados no meu nome sem eu ter solicitado? 

Em primeiro lugar, é muito importante compreender como eles ofereceram empréstimos consignados em seu nome. 

Normalmente, o método é por telefone e, além disso, geralmente, os clientes vão pensar que se trata de uma chamada originada do INSS.

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Vale ressaltar que as principais vítimas desse pagamento não autorizado são os idosos e em suma, são pessoas que costumam buscar benefícios previdenciários e que eles ligam várias vezes fazendo contatos incessantes.

Além disso, antes mesmo de se obter a resposta do benefício, algumas instituições financeiras já começaram a entrar em contato com o objetivo de conceder empréstimos.

Ou seja, pedir dados pessoais de forma abusiva, infelizmente, algumas pessoas acabam passando essas informações.

Nestes casos, a principal orientação é que o consumidor deve sempre consultar suas contas e extratos bancários do benefício para comprovar que não há cobrança indevida.

Designed by @sitthiphong / freepik
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O que fazer quando isso acontecer?

Caso a solicitação aconteça sem ser autorizada, temos algumas orientações que você pode seguir, e o primeiro passo é entrar em contato com a instituição da cobrança.

No contato, você precisará anotar: a data; hora do contato telefônico; nome de atendimento; e protocolo de ligação.

Mesmo que seja viável demonstrar a intenção de se tentar uma solução amigável, é importante ter em mente a alternativa de:

  1. Fazer boletim de ocorrência junto à polícia, ou até mesmo reclamação na ouvidoria do próprio banco e do Banco Central.
  2. Também é uma possibilidade a realização de um procedimento junto a plataforma Consumidor.gov a qual se trata de uma ferramenta disponibilizada pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça.
  3. Poderá ser necessária uma medida judicial para pleitear a restituição dos valores em dobro e reparação por danos morais sofridos anteriormente.

Na verdade, os consumidores têm o direito de promover e defender seus direitos. Portanto, os canais citados podem ser utilizados para formalizar a reclamação. Além disso, o banco é responsável por comunicar todas as características e condições do negócio. A falta de informação dos consumidores é um abuso.

Lembrando que você também pode obter uma indenização em caso de empréstimo consignado não solicitado. 

Com informações de Resolvvi adaptado para o Jornal Contábil

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