O que pode acontecer com quem não declarar o Imposto de Renda 2019

Não é apenas a multa que é o problema

591

Perder o prazo de entrega ou não prestar contas com o Fisco podem render punições que vão desde o pagamento de multa a restrições no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Multa

A Receita alerta que os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. O contribuinte tem o prazo de 30 dias, a partir da entrega em atraso, para efetuar o pagamento.

CPF bloqueado

Leia Também:  Receita Federal: Paga segundo lote da restituição do IR em 15 de agosto

Quem não prestar contas ainda terá pendências no Cadastro de Pessoas Físicas. Na prática, o contribuinte com CPF pendente de regularização não pode, por exemplo, fazer empréstimos, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel, tirar passaporte e até mesmo prestar concurso público. Além disso, ainda pode de ter problemas para movimentar conta bancária. Com informações do Portal Brasil.

Dica: Atenção você contador ou estudante de contabilidade, gostaríamos de apresentar nosso treinamento voltado para contadores iniciantes, treinamento este que ensina na prática procedimentos contábeis que todo contador precisa saber, mas que não se ensina na faculdade.

Leia Também:  EXCLUSIVO | Autuação de 5 mil empresas por irregularidades no Imposto de Renda

Tudo que você precisa saber para abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs, Contabilidade, Imposto de Renda. Quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade!