jornal contábil



Graduações que oferecem estabilidade e um campo vasto de áreas de atuação são as mais procuradas pelos estudantes brasileiros. De acordo com o ranking feitopelo Quero Bolsa, site paulista voltado à obtenção de bolsas de estudos, os cursos de direito, administração e enfermagem foram os mais buscados pelos cerca de 2 milhões de estudantes que pesquisaram vagas na página em 2015. Medicina, graduação que não está disponível no Quero Bolsa, não participou do levantamento.

“As profissões que apareceram no topo da lista costumam ser estáveis e sempre têm mercado, mesmo em épocas de crise como a que vivemos”, disse ao site de VEJA Bernardo de Pádua, fundador do Quero Bolsa.

O estudo feito pelo site também revelou que os estudantes pretendem gastar no máximo 750 reais mensais nas faculdades.

Bolsas de estudo – A procura por bolsas de estudo no país aumentou no último ano, devido à redução no número de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa do governo federal que ajuda a financiar cursos superiores. De acordo com dados do MEC, no primeiro semestre deste ano foram ofertados 250.279 contratos – o total de contratos do Fies em 2015 foi de 311.000, menos que as quase 400.000 vagas de 2014. Além da queda das vagas, as taxas de juros do programa aumentaram para 6,5%, uma das razões que fez o número de cadastros no Quero Bolsa triplicar em 2016. Em parceria com as universidades, o site oferece descontos que podem chegar até a 70%.



Direito
O curso de Direito, que ocupa a primeira posição do ranking, tem os primeiros anos dedicados à teoria, com aulas de português, sociologia, teoria do estado e economia, além de matérias específicas como direito civil, constitucional, penal, comercial e medicina legal. São obrigatórios o estágio e a monografia para obter o diploma. Para exercer a profissão de advogado é preciso ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Os profissionais podem trabalhar na área jurídica pública e privada, além de poderem prestar diversos concursos em que ter a graduação é um diferencial. Segundo o estudo do site Quero Bolsa, os interessados pagariam, por mês, 669 reais por mês no curso.

Administração
O bacharelado em Administração é a graduação mais ofertada em todo Brasil, com cerca de 2.000 cursos, segundo o Censo da Educação Superior de 2013 do Inep/MEC. Os futuros administradores pretendem pagar, em média, 530 reais de mensalidade no curso.

Enfermagem
A terceira graduação mais procurada no site Quero Bolsa, oferece aos formados postos que vão desde cargos em equipes de enfermagem de consultórios e hospitais até vagas em pesquisa clínica. Os candidatos ao curso pagariam na faculdade 557 reais por mês.

Psicologia
O curso de psicologia têm, em média, cinco anos de duração no Brasil. Durante o curso, o aluno vai estudar os fenômenos psíquicos e de comportamento humano, por intermédio da análise de suas emoções, ideias e valores. Após formados, os psicólogos podem trabalhar em equipes de recursos humanos, consultorias, além do atendimento clínico, em que vai diagnosticar, prevenir e tratar doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Por mês, os alunos que querem ingressar no curso pagariam 641 reais.

Engenharia Civil
No Fies deste ano, os cursos de engenharias tiveram prioridade na oferta de vagas, pois são considerados pelo Ministério da Educação como prioritários para ocrescimento do país. Entre os dez mais procurados, essa é a graduação em que os candidatos estão dispostos a desembolsar o maior valor mensal: 747 reais.

Educação Física
Um profissional de educação física pode trabalhar em academias, clubes, empresas privadas, condomínios e resorts, com a função de promover atividades de recreação. Para dar aulas em escolas é necessário o diploma de licenciatura. Os interessados na graduação pagariam até 518 reais nas mensalidades do curso.

Fisioterapia
O fisioterapeuta diagnostica e trata problemas causados por acidentes, má formação e vícios de postura como os adquiridos na infância ou durante o trabalho. No último ano do curso, há um período de estágio obrigatório, que costuma ser feito em clínicas ou na faculdade. Os estudantes desejam pagar, em média, 586 reais por mês na graduação.

Ciências Contábeis
Os profissionais de contabilidade se especializam em cálculos matemáticos e legislações que regem as taxas e impostos nacionais. Podem trabalhar cuidando das contas de empresas, fazendo o registro e controle das receitas, lucros e despesas, além de apoiar no pagamento de impostos. Os estudantes pagariam 531 reais mensais nas universidades.

Pedagogia
Além de trabalhar em escolas, um pedagogo pode ser contratado por empresas ou hospitais, desenvolvendo projetos educacionais e culturais. Os estudantes pagariam em média, 376 reais mensais no curso de pedagogia, o menor valor do ranking dos dez mais buscados.

Nutrição
Profissionais de nutrição se especializam na relação entre o homem e seus alimentos, com foco na saúde e bem-estar. Além do atendimento clínico, os formados também podem trabalhar na indústria alimentícia, desenvolvendo produtos ou analisando receitas.Os interessados pagariam, em média, 609 reais mensais no curso. (Com informações da Veja)