Pequenas Empresas: Confira dicas de como melhorar sua gestão de crise

0

Neste momento delicado em que estamos passando, a palavra de ordem para a maioria das empresas, principalmente as pequenas e médias, é Gestão de Crise.

E o que significa exatamente fazer uma gestão de crise?

Gestão de Crise representa uma séria de ações que podem e devem ser tomadas, em caráter emergencial, para que se possa driblar crises e sair delas em condições de ter o seu negócio ainda funcionando e a todo vapor.

Neste post, vamos abordar os principais tópicos em torno do coronavírus e pequenas empresas, a crise e medidas do governo federal, BNDES e ferramentas tecnológicas para socorrer os pequenos negócios, e melhorar a gestão de crise em sua empresa.

Acompanhe. 

Quarentena Brasil

Apesar da linha intencional do governo federal em encolher a quarentena Brasil, observa-se que a maioria dos estados federativos aderiram plenamente ao confinamento, proibindo o comércio e as empresas em geral, que não sejam de caráter essencial, de abrirem suas portas.

Assim, o isolamento social, inevitavelmente, causa impactos significativos na economia e principalmente aos micro e pequenos negócios que não possuem um fundo de reserva ou um caixa substancialmente forte para se manter nos próximos meses.

Deste modo, conclui-se que é de suma importância que você foque neste momento a melhor forma de gerir corretamente a gestão de crise

Como Vencer a Crise Financeira

Enquanto muitos se perguntam como vencer a crise financeira, pode parecer em um primeiro momento que não existe mágica para superar a situação sem sequelas agravantes. 

Mas muita calma nessa hora, confira essas dicas para melhorar a sua gestão de crise:

• Avalie seus custos: repense o que pode ser evitado, economizado, reduzido ou até cortado em tempos de crise;

• Renegocie com seus fornecedores: a tendência é que eles estão fazendo a mesma coisa, busque formas de estender prazos e opções de produtos diferentes;

• Fique atento aos programas emergenciais de socorro dos governos federais e estaduais, muitos destes com reduções e até extinções provisórias de impostos.

Gerenciamento de Crise para Pequenas Empresas

Você vai precisar pensar no gerenciamento de crise para pequenas empresas! Talvez até, se possível, consultar uma equipe focada nisso para entender como os pequenos empresário veem a crise no Brasil.

Isso inclui buscar soluções para driblar efetivamente a crise provocada por esta pandemia do Coronavírus.

Mas o que esta equipe faria, essencialmente?

Seja você, microempresário ou sua equipe estruturada exclusivamente para lidar com a gestão de crise, ambos terão que elaborar um conjunto de estratégias e ações que visem minimizar, reduzir e conseguir reverter os impactos negativos que por hora foram causados por esta crise.

Muitas destas ações, e por que não dizer a maioria delas, terão suas execuções imediatamente, em caráter de urgência e outras a curto e médio prazo, conforme o desenvolvimento da crise.

A intenção é conseguir ter o menor prejuízo possível, financeiramente falando, e inclusive reputacionais.

E porque pensar na reputação da empresa em uma hora destas? Porque você precisa pensar em sua empresa no pós-crise também.

Gestão de Crise Corporativa

Existem algumas dicas e técnicas úteis e aplicáveis em praticamente todas as empresas que irão conseguir minimizar os impactos desta crise e garantir a correta gestão da mesma.

Confira as principais:

a. Alinhamento organizacional

Parece até óbvio que toda a sua equipe de trabalho já esteja ciente de que estamos em um momento de instabilidade, de crise financeira, por conta da pandemia.

Mas nem sempre é assim e ter sua equipe alinhada, principalmente com as medidas das quais você terá que tomar, é importantíssimo.

b. Tente manter o seu negócio funcionando

Mesmo diante de uma situação de crise como a que estamos vivendo, sua empresa não pode parar.

Busque alternativas para chegar até o seu cliente:

• Redes sociais, site, etc;

• Televendas;

• Disponibilidade de entrega;

• Descontos e/ou promoções, etc.

c. Mantenha-se conectado com seu público.

Marcar presença, manter a interação com seu público, mesmo neste momento, é fundamental.

Programa Emergencial do Governo: MP 936 o que é?

O governo federal, na tentativa exatamente de ajudar microempreendedores, trabalhadores informais e pequenas empresas, instituiu a Medida Provisória 936.

MP 936 que é um programa emergencial do Governo, objetiva evitar demissões e garantir a renda mínima dos trabalhadores, durante a calamidade pública que se instalou por conta da pandemia da COVID-19.

BNDES Pequena Empresa

Ainda visando minimizar os impactos causados pela crise da COVID-19, o BNDES expandiu sua oferta de capital de giro voltado às empresas brasileiras, com uma linha de crédito para negócios ou para grupos econômicos que tenham um faturamento anual de até 300 milhões de reais.

O limite deste financiamento é de até 70 milhões de reais por ano.

Auxilio MEI Quarentena

Também chamado de “Voucher CoronaVírus”, trata-se de um auxílio MEI quarentena, instituído pelo governo federal que é um benefício financeiro destinado a trabalhadores informais, MEI’s, autônomos e até para pessoas desempregadas.

Ele terá um valor fixo mínimo de 600 reais e visa prevenir as estimativas de queda nesta fase desafiadora.

Segundo levantamento do Sebrae, 89% dos pequenos empreendedores já registram queda no faturamento, e ainda:

“Caso as medidas de isolamento da população permaneçam por mais tempo, 36% dos empreendimentos devem fechar as portas em 1 mês”.

Sistema de Gestão Empresarial auxilia Pequenos Negócios

Por isso, é perceptível o quanto investir na gestão de crise é altamente relevante frente aos prejuízos à economia nacional e global, atingindo em cheio a saúde das empresas, principalmente as menores, e da queda do volume em suas negociações.

No entanto, a tecnologia novamente se mostra eficaz, apresentando soluções que se encaixam perfeitamente nesses momentos de crise, o Sistema de Gestão Empresarial auxilia pequenos negócios

Mas como o software de gestão pode ajudar a sair da crise? Confira abaixo alguns dos principais benefícios:

Sistema de Gestão Online

Eficiência e confiabilidade também são importantes ferramentas para driblar a crise.

Com um sistema de gestão online, o administrador conectado à internet por computador, tablet ou celular consegue acessar todos os dados empresariais na mesma plataforma, ganhando maior controle e autonomia para avaliar e tomar decisões na palma da própria mão. 

Gestão Integrada

software para pequenas empresas, além de atribuir maior eficiência na gestão, conta ainda com a Gestão Integrada, alinhando eficientemente todos os dados das operações diárias de uma empresa.

É assim que a inteligência artificial garante resultados mais exatos e ágeis, reduzindo drasticamente o retrabalho e possíveis falhas humanas. 

Todas as suas operações serão controladas de forma automática e absolutamente em tempo real, reduzindo também os custos operacionais, tamanha a integração de todos os setores do seu negócio.

É o caso do GestãoClick, um sistema moderno que ajuda milhares de empresas a integrar informações, calcular automaticamente, extrair maior produtividade, otimizar a rotina corporativa e contribuir para a gestão de crise.

Gestão Financeira

Sendo responsável pela administração dos recursos financeiros de uma empresa, acirrar o controle da gestão financeira é um passo importante neste momento.

Afinal, falar em gestão de crise é quase sinônimo de encarar a vida financeira de uma empresa, seus investimentos e resultados.

sistema de gestão, além de integrar todo o trabalho, desde cotações com fornecedores, passando por orçamentos enviados aos clientes, controle de vendas, emissão de boletos e notas fiscais, otimizando as finanças da organização.

Gestão Comercial

Bem sabemos que a gestão comercial envolve a gerência da atividade comercial, propriamente dita, da empresa. 

Comercializar produtos ou serviços se torna uma tarefa mais eficiente com os processos automatizados, integrando a gestão comercial com sua equipe de vendas para acompanhar cada lançamento, minimizar erros e desperdícios, e ainda reduzir custos.

Falando em redução de gastos, entre as dicas para economizar na crise, considere o período de gratuidade para teste do sistema de gestão empresarial preferido das pequenas empresas. 

Assista ao vídeo abaixo e melhore sua gestão de crise com integrações valiosas liberadas para teste grátis de 20 dias:

Fonte: Gestão Click