Perícia do INSS negada? Saiba o que fazer

Saiba o que fazer caso a sua perícia médica seja negada

Ter o auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez indeferida é um grande problema para os segurados que necessitam do benefício. O Após a realização da perícia médica o INSS envia uma carta informando sobre o resultado do pedido. 

E caso o resultado for indeferido, você sabe o que deve ser feito? Se não, confira essas dicas.

Recurso administrativo

Todo segurado do INSS pode entrar com pedido de recurso administrativo. O recurso administrativo nada mais é que um pedido de reavaliação do requerimento do benefício.

Com isso o instituto irá avaliar novamente o requerimento, com isso existem duas possibilidades: O INSS pode manter a decisão ou aprovar o pedido que antes estava indeferido.

Mas antes de solicitar o recurso administrativo no INSS, é recomendado que o segurado leia a Carta de Indeferimento só assim você entenderá o motivo do indeferimento do seu benefício.

Você pode entrar com o recurso de 3 formas:

  • Telefone:
    • você poderá fazer o protocolo por meio da Central Telefônica 135 do INSS.
    • Ligue para o número 135 e agende um horário.
    • Na data combinada, você deverá comparecer na agência do INSS para protocolar o recurso;
  • Pela internet: 
    • você também poderá realizar o protocolo de forma digital através do site do Meu INSS.
    • Conectado à página online do Instituto, você deverá ir até “Agendamentos/Requerimentos” e encontrar a opção do serviço desejado.
    • Neste caso, o serviço será o de “Recurso – Atendimento à Distância”.
  • Via Correios:
    • você pode enviar o recurso por intermédio dos Correios.
    • Nessa modalidade, será fundamental você encaminhar a lista de documentos, todos autenticados, para o INSS.

Recurso Judicial

O recurso Judicial na maioria dos casos é recomendado após o recurso administrativo ser negado. Assim que o pedido for feito o caso será julgado por um juiz que é imparcial e levará em consideração a realidade dos fatos e interpretando a lei

Se seu direito for reconhecido através da ação judicial você receberá os valores retroativos. Para ingressar com uma ação judicial é sempre recomendado ter a ajuda de um advogado.

O profissional entenderá tudo sobre benefícios previdenciários, como também saberá a melhor forma de você conseguir o seu auxílio-doença ou a sua aposentadoria por invalidez.

Pedido de Reconsideração

De acordo com o governo o pedido de prorrogação é a possibilidade do cidadão solicitar a realização de uma nova perícia-médica de auxílio-doença, caso não concorde com um parecer contrário que tenha recebido.

O pedido de reconsideração deve ser solicitado até 30 dias depois da perícia contrária. É possível solicitar este serviço uma única vez em cada benefício.

O pedido pode ser feito da seguinte forma:

● Acesse o site do Meu INSS, caso não tenha cadastro, faça o cadastro e entre;

● Procure e clique na opção: “Agendamentos/Solicitações”;

● Depois clica em: “Novo Requerimento”.

● Coloque na opção “Recurso de Benefício por Incapacidade”.

● Preencha o formulário.

● Agora só espera o INSS marcar a nova perícia médica.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Comentários estão fechados.