Pix: Conheça as vantagens para o setor de e-commerce

0

“Pix, o que é?” O tema que tem ganhado repercussão em todo o Brasil dá origem ao mais novo sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central (BC).

Para se ter uma ideia,  de acordo com o Google, as pesquisas sobre o Pix dispararam 850% com o início do cadastro das chaves. 

Através do Pix, que entra em vigor no dia 16 de novembro, será possível realizar o envio e o recebimento de transações entre diferentes bancos e instituições financeiras.

Tudo de forma on-line e instantânea.

Também vale ressaltar que o Pix ficará disponível sete dias por semana, 24 horas por dia.

A expectativa é que cada transação aconteça em até 10 segundos e que o novo meio de pagamento eletrônico traga diversas vantagens para o setor de e-commerce, já que as transações efetuadas utilizando o Pix poderão ser entre pessoas e estabelecimentos.

Por conta do baixo preço, do caráter instantâneo e da abrangência de público, ele deve se tornar o principal meio de transferência entre contas.

Para os e-commerces e consumidores é uma opção muito mais prática do que o boleto bancário.

Sabemos que esse mercado cresce a cada ano, principalmente durante a pandemia,  de acordo com uma pesquisa recente encomendada pelo Google e realizada pela Provokers, 40% dos consumidores pretendem comprar na Black Friday exclusivamente de forma digital este ano e muitos já poderão utilizar o Pix. 

Abaixo, listo quatro benefícios do Pix para o e-commerce. Confira:

1 – Liquidação imediata da transação:

O Pix é um diferencial para as pessoas que optam por compras virtuais e também para o próprio e-commerce que recebe em poucos segundos a confirmação do pagamento.

Ou seja, ao fazer uma venda por meio do Pix, o pagamento é identificado imediatamente, o que oferece maior capital de giro para o seu negócio e ainda reduz o tempo de entrega do produto.

2 – Diminuição dos casos de reserva de estoque ocasionados por boletos:

Grande parte das vendas são efetuadas através de boletos, e os e-commerces acabam sofrendo pela falta de pagamento, dessa forma o Pix poderá ser uma grande solução para isso. 

Normalmente o comércio eletrônico oferece três dias úteis para o pagamento dos boletos gerados nas possíveis compras.

Mas, até a confirmação deste pagamento, o produto é separado no estoque até a instituição bancária confirmar o pagamento – o que pode levar até 72 horas.

Nesse período de espera, que pode levar até seis dias úteis entre a data da compra e a confirmação do pagamento, o produto fica indisponível no estoque.

Uma vez que esse boleto não é quitado o lojista perde a venda inicial e a oportunidade de vender o produto para outro cliente.  

3 – Abertura de um novo público de potenciais clientes:

Muitos brasileiros não possuem acesso aos cartões de crédito, logo o Pix trará consigo acessibilidade, sendo a solução para essas pessoas efetuarem compras via internet.

Devido a pandemia do covid-19 criou-se a necessidade de um novo sistema financeiro digital capaz de realizar transações de forma remota, rápida e com menor custo em relação às operações tradicionais.

O Pix surgiu com uma proposta muito interessante é irá mudar a forma como as pessoas realizam seus pagamentos, facilidade e agilidade são seus maiores diferenciais.

Por: Ariane Marta é contadora e Diretora da Brascont Contabilidade.