Um bom planejamento financeiro é essencial para projetar e administrar bem um negócio. Por meio dele é possível visualizar os custos, as receitas, as despesas, as margens de lucro, e claro as metas bem estabelecidas a serem alcançadas ao longo do ano.

É preciso organizar os rendimentos para sustentar a empresa e fazê-la crescer, assim como reinvestir em setores que se fazem necessário.

Tal projeção abre portas para expansão e evita que problemas financeiros forcem o encerramento precoce da empresa.
O erro no planejamento financeiro é uma das principais causas desse encerramento precoce.

Toda empresa precisa trabalhar com reserva financeira pré-estabelecida, para que ela se mantenha funcionando caso exista uma oscilação de mercado e as metas de faturamento não seja atingida naquele mês.
Cada empresa e ramo tem sua particularidade, mas sempre pense em ter como reserva o valor para pagar o custo total da empresa no próximo mês

Existem muitos softwares de gestão financeira no mercado que podemos ajudar nesse planejamento.
Uma boa opção também são os consultores ou as empresas de consultoria financeira que auxiliam em todo esse planejamento.

A terceirização deste serviço também é uma opção, além de aliviar alguns departamentos e transferir tais procedimentos para profissionais especializados, também permite que a empresa foque em seu objetivo original.

O planejamento financeiro pessoal, principalmente para quem é empresário, se faz muito necessário. Não misturar as finanças da empresa com as contas pessoais é uma das premissas para que seu negócio prospere.

ESCRITO POR:  Fernando Pigatti 

Líder no Marketing da Pigatti Contabilidade.  ajudando os donos de negócios no Brasil

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.