Sendo MEI você pode economizar até 50% na contratação do seu plano de saúde, veja como

Por isso, a importância de escolher e muito bem o plano de saúde que contrataremos para não acabarmos na mão em situações delicadas como essa. Mas isso também não é sinal de que não podemos economizar com essa contratação.

Hoje falaremos da contratação de plano de saúde para o MEI, Micro Empreendedor Individual.

Como MEI você pode conseguir descontos na contratação do seu plano de saúde, veja como.

Plano de Saúde Empresarial

O plano de saúde empresarial pode ser contratado atendendo alguns requisitos básicos. Os principais são CNPJ, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica e um número mínimo de pessoas que pode variar de uma seguradora para outra. Algumas seguradoras pedem que para a contratação do plano empresarial sejam incluídas no mínimo duas pessoas, outras três.

Sendo MEI, com CNPJ regular, é possível fazer a contratação de um plano empresarial que costuma ser normalmente mais barato que um plano individual. Alguns planos empresariais podem acabar custando até 40% mais barato que um plano individual.

Para que você consiga fazer a contratação do plano empresarial e dessa forma consiga economizar você precisará fazer uma boa pesquisa.

Cada operadora de plano de saúde exige regras específicas para que o cliente possa fazer a contratação de seus planos. Por isso você precisará pesquisar qual operadora apresenta um plano de saúde no qual você se enquadra e atende todas as suas exigências de contratação.

Você pode facilitar a pesquisa buscando por uma corretora ou um corretor de planos. Para isso você deverá apresentar o seu CNPJ, o número de beneficiários que serão atendidos pelo plano caso haja, tempo de carência desejado dentre outras coisas.

Com estas informações é esperado que o corretor consiga encontrar um plano que melhor atenda às suas necessidades.

O que considerar antes de contratar um plano empresarial para MEI?

Como abrimos este post, saúde é assunto sério e justamente por isso não devemos resumir a contratação do plano de saúde apenas as questões financeiras.

Ou seja, quando vamos fazer a contratação do plano, os preços cobrados são importantes sim, mas não devem ser os únicos determinantes no momento da contratação.

Pensando nisso, separamos alguns outros pontos que você deve considerar antes da contratação mesmo que opte por fazê-la intermediada por um corretor experiente.

Qual a carência do plano oferecido?

Quando decidimos fazer a contratação de um plano de saúde normalmente, em muitos casos, é justamente por já precisarmos de um determinado atendimento médico mas damos de cara com a carência.

A carência é quanto tempo precisamos esperar após a contratação para a realização de determinados procedimentos ou para que possamos utilizar o plano em si.

A carência varia e muito de uma operadora para outra, por isso consulte o corretor e saiba qual a carência que você terá de cumprir até que possa de fato utilizar o plano.

Qual a abrangência?

Essa é outra pergunta importantíssima que você deve fazer antes de fechar a contratação do seu plano. Qual a área de abrangência?

A área de abrangência do plano de saúde determina a localidade em que você poderá ser atendimento por conta do plano médico.

É possível contratar um plano com abrangência local, regional ou nacional a depender da operadora que administra o plano.

Recomendamos que caso você não tenha o hábito de viajar, o plano regional pode ser o mais indicado e consequentemente mais barato que um plano de abrangência nacional.

Contudo, caso a diferença entre os planos não seja tão expressiva, o plano nacional pode ter a sua vantagem principalmente quando fizer as viagens de férias.

Como o reajuste é feito?

Embora o preço do plano não seja o seu fator determinante, saber como ele é reajustado é importante. Às vezes optamos por um plano aparentemente mais barato mas que sofre com maiores reajustes, dessa forma nossa economia inicial vai embora no primeiro ano.

Veja como o plano será reajustado para evitar dores de cabeça e sustos após a contratação.

Registro na ANS

Ter registro na Agência Nacional de Saúde Suplementar é requisito básico para que você possa contratar uma operadora de plano de saúde

É esperado que o corretor tenha esse cuidado, de mostrar para você apenas as operadoras com registro na ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, contudo, não há problema algum que você verifique se as operadoras mostradas por ele são registradas na ANS.

Para fazer essa verificação você poderá acessar o site da agência ou consultar pelo telefone. Uma dica de segurança também é que você, após verificar as operadoras que possuem registro na ANS, verifique o que os clientes dessas operadoras falam sobre elas na internet, principalmente nos sites de atendimento ao consumidor.

É importante que você tenha uma visão do atendimento por quem de fato já é atendido. Desta forma, você saberá como o atendimento ao cliente é feito, algo que você não saberá apenas olhando o site da operadora ou por meio do seu corretor.

O meu plano atende as coberturas obrigatórias?

A ANS determinou uma lista de coberturas obrigatórias para contratos firmados a partir de 1999. Desta forma, todas as operadora de plano de saúde devem oferecer as coberturas obrigatórias para os seus consumidores.

A lista pode ser conferida no site da própria agência em um arquivo onde todos os procedimentos obrigatórios são discriminados.

Por fim, exija que todos os benefícios e atendimentos que a operadora oferece estejam em contrato para que futuramente você não tenha que reivindicar por algo que foi oferecido ou prometido no momento de contratação mas que não foi cumprido. Estando no contrato é a melhor forma do consumidor se proteger de atitudes dessa natureza.

Tudo que é necessário para assessorar MEIs

Se você quer assessorar MEIs e não sabe por onde começar, ou se você está iniciando sua carreira contábil e quer saber por onde começar, nós podemos ajudar! Conheça o MEI para Contabilidade um treinamento completo onde você vai aprender passo a passo tudo que um Estudante, Recém Formado, Contador Iniciante ou até um Contador com experiência em outras áreas precisa saber para se tornar um especialista em MEIs e prestar serviços para esses profissionais a um preço acessível. Para saber mais clique aqui e transforme sua carreira profissional!

Conteúdo original Juros Baixos