De acordo com a última pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de profissionais autônomos supera o de trabalhadores sob o regime CLT. São mais de 34,31 milhões contra 33,32 milhões, respectivamente. Pensando nisso, algumas ferramentas vêm surgindo com o intuito de valorizar e dar mais autonomia para esses profissionais, ainda pouco reconhecidos pelo mercado de trabalho. Confira, abaixo, nove plataformas com esse objetivo:

Elo7 
Elo7, maior marketplace de produtos criativos e autorais do país, estimula profissionais autônomos oferecendo uma plataforma completa para a venda dos produtos autorais sem um custo fixo para abertura e manutenção das lojas, mas uma cobrança baseada nas vendas. Fundado em 2008, o Elo7 possui, atualmente, 90 mil vendedores ativos em 3.7 mil cidades de todo o Brasil e registra um crescimento de 5 mil novos vendedores por mês na plataforma.

Homer
Homer é uma plataforma que valoriza os corretores de imóveis. A empresa conecta corretores de todo o Brasil de forma gratuita para fazerem parcerias de vendas de forma mais otimizada e assertiva. Além disso, a plataforma conta com um programa de comissão garantida para estimular o profissional e garantir que ele não seja prejudicado. Fundado em 2016, o Homer possui 20 mil corretores cadastrados e a expectativa é atingir 100 mil até o final do ano.

Hotmart
A Hotmart oferece todo o ecossistema necessário para a venda, divulgação e a compra de produtos digitais, como: cursos online, ebooks, audiobooks, podcasts, entre outros. Localizada em Belo Horizonte e com escritórios em Madri, Amsterdã, Bogotá e Cidade do México, a empresa já realizou vendas em mais de 200 países e oferece cerca de 150 mil produtos na plataforma. Fundado em 2011, o negócio possui mais de 7 milhões de usuários, entre produtores, afiliados e compradores.

Locaweb
A Locaweb Serviços de Internet é a unidade de negócios do Grupo Locaweb focada em soluções para o varejo. Oferece 21 produtos diferentes em seu portfólio que ajudam pequenas empresas a se desenvolverem e terem credibilidade com seus clientes. Por exemplo, oferece criação de sites que inclui banco de imagens, selo de segurança SSL, e-mail e integração com redes sociais. Também oferece a possibilidade de criar uma loja virtual com até 30 produtos com carrinho de compra, gerenciamento de estoque e meio de pagamento já integrado. Além de um time de suporte técnico em português, que oferece assistência 24×7 para o empreendedor tirar todas as suas dúvidas. São produtos que trazem segurança para o consumidor no momento da compra.

Celcoin
Celcoin é um aplicativo gratuito que transforma qualquer smartphone em um terminal para recebimento de contas, recarga de celular, jogos, passagens rodoviárias, planos de TV e até mesmo venda de créditos para Uber e Netflix. Com a utilização do Celcoin, autônomos, pontos de venda e varejistas podem obter uma renda extra oferecendo diversos serviços financeiros para seus clientes e contatos, além de atraírem maior fluxo de pessoas para os negócios locais. Focada nos pequenos e microempreendedores, a fintech ajuda a democratizar o acesso à serviços financeiros e criar uma rede fértil de negócios entre a população.

Workana
Workana é uma plataforma de trabalho freelance com atuação em toda a América Latina, que oferece flexibilidade e agilidade na contratação de profissionais para os projetos cadastrados. Com quatro anos de atuação, a empresa já atingiu a marca de 340 mil projetos postados na plataforma e possui, atualmente, mais de 1 milhão de freelancers. O Brasil é seu maior mercado, com 50% dos profissionais da plataforma. Na Workana é possível contratar e oferecer serviços nas áreas de TI e programação, design e multimídia, tradução e conteúdos, marketing e vendas, suporte administrativo, jurídico, finanças e administração e engenharia e manufatura.

iZettle
Fundada em 2011, na Suécia, a iZettle é uma fintech que oferece um sistema de gerenciamento completo com máquina de cartão e controle de vendas e estoque, colaborando para os negócios de micros, pequenos e médios empreendedores. Presente em 12 países, sendo líder de mercado na Europa, em 2018, a PayPal realizou a aquisição da sueca por US$2,2 bilhões. A empresa está em 26º lugar entre as 1000 fintechs mais inovadoras do mundo, segundo ranking da consultoria KPMG. No Brasil, a operação teve início em 2013.

Descola.org
Descola.org é uma escola de cursos online sobre inovação e empreendedorismo, que leva novas habilidades para os alunos aplicarem em suas vidas ou no trabalho. Com uma linguagem própria da internet, os alunos têm a oportunidade de aprender de qualquer lugar e por qualquer dispositivo, além de receber materiais complementares que ficarão disponíveis sempre que precisar ser consultado. As temáticas são voltadas para as habilidades não ensinadas nas graduações tradicionais e tem sido cada vez mais exigidas no mercado de trabalho. Além disso, a plataforma promove o empoderamento também de outra forma, permitindo que o profissional tenha total controle de horário e local em que estudará.

Cabify 
A Cabify, plataforma de mobilidade que opera em nove cidades brasileiras e conecta motoristas parceiros a usuários, permite que os condutores tenham mais flexibilidade, liberdade e autonomia no trabalho, sendo atrativa a diferentes perfis, desde estudantes até aposentados. Os profissionais cadastrados na plataforma podem optar pela hora, o dia e por quanto tempo desejam rodar. A Cabify também investe e desenvolve continuamente tecnologias para garantir a qualidade e a segurança, como a remoção de áreas de risco do mapa de atuação e a central de atendimento que funciona 24 horas, nos 7 dias de semana. Além disso, ao optar pela plataforma, os motoristas parceiros atuar em um aplicativo que tem a preocupação de oferecer escolhas inteligentes de mobilidade nas cidades e que está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos em pela ONU, sendo a primeira MaaS na América Latina a compensar 100% das emissões de CO2 geradas em sua operação. Para ser um motorista parceiro da Cabify, é necessário preencher o formulário disponível em http://cabify.com/pt-BR/drivers.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.