Por que as empresas tem medo de sair do Simples Nacional?

0

Olá gente, como estão? Vejo muitas empresas com medo de sair do Regime Simples Nacional, com seu faturamento já no teto do limite, inclusive já estourado o sublimite (o que traz as responsabilidades fiscais de uma empresa fora do regime). Os sócios desesperados procuram até não vender para evitar a saída, pense no absurdo, deixo de ganhar dinheiro e promover o crescimento da minha empresa com base em um medo de sair de um regime tributário que é “ mais barato”. Tem certeza?

Gente o sublimite do simples nacional é de 3.6 milhões, ou seja, se seu faturamento acumulado dos últimos 12 meses ultrapassa este limite, alguns impostos como o ICMS e ISS saem do DAS. Ou seja, já começa a ser calculado como os outros regimes. Além de ter obrigação da entrega dos SPEDS ICMS e PIS/COFINS. 

Imagem de Divulgação

Vamos pensar friamente, se você olhar a tabela do Simples Nacional, você verá que a partir dos 2.4 milhões as taxas já se igualam ou chegam muito perto do Lucro Presumido por exemplo.

Obviamente, temos o benefício do INSS, chega a ser 28.8% do total de proventos da folha de pagamento, esta é uma das vantagens cruciais para se levar em conta no seu planejamento.

Mas veja, em muitos casos, os outros regimes ficam muito menos custosos em termos de tributos federais e estaduais, que pode se engolir o problema do INSS e tirar de você o medo de crescer, e você foge do “limite” que se impôs no caso do faturamento do Simples Nacional.

Geralmente meu conselho ao abrir uma empresa, é iniciar ela no Simples Nacional mesmo, enquanto se “desbrava o mercado”, mas ao chegar ao faturamento médio de 150 mil/mês, já aconselho a sentarmos periodicamente para fazer contas, pois, pode ser interessante avaliar os regimes.

Mas também não é regra, muitas empresas já abrimos diretamente no Lucro Real. Por isso é de extrema importância o seu contador estudar e avaliar o cenário ideal, pontuando juntamente com você os aspectos positivos e negativos de cada regime, sempre pensando nas melhores possibilidades dentro do seu mercado de atuação, e do seu faturamento.

Por esse motivo é preciso estudar com calma e responsabilidade, pois sua empresa ficará 1 ano no regime que escolher.

Dica para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos. Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber.

Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda, SPED e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Com informações Samá