19°C 30°C
Uberlândia, MG

Poupança ou Tesouro Direto? Descubra o melhor investimento para você

Poupança ou Tesouro Direto? Descubra o melhor investimento para você

23/11/2020 às 02h00 Atualizada em 23/11/2020 às 05h00
Por: Leonardo Grandchamp
Compartilhe:

Você sabe escolher entre poupança ou tesouro direto? Acompanhe a leitura e acabe de vez com esse dilema na hora de investir.

Continua após a publicidade

É cada vez mais perceptível que as pessoas estejam buscando por informações financeiras, querendo encontrar meios de investir parte da sua renda. Assim, uma dúvida comum é sobre qual a melhor alternativa: poupança ou Tesouro Direto.

Cada uma dessas modalidades tem as suas especificidades, de modo que para tomar a decisão mais coerente, é necessário conhecê-las mais detalhadamente, entendendo como elas funcionam e quais são os seus recursos.

Afinal, é preciso considerar de maneira individualizada as características do investidor, assim como das opções disponíveis no mercado, principalmente por que os perfis das pessoas são diferentes e as suas necessidades específicas devem ser analisadas.

Entender as finanças e o que se pretende fazer no curto, no médio e no longo prazo são ações a serem ponderadas antes de fazer a escolha pelo investimento na poupança ou no Tesouro Direto.

Continua após a publicidade

Isso porque assim como uma avaliação de ativos faz parte da gestão patrimonial de qualquer pessoa, saber onde as suas economias serão aplicadas para trazer rendimentos pode fazer toda a diferença na administração do seu orçamento.

Sendo assim, para entender esse cenário e saber o que é preciso considerar no momento da sua escolha, é preciso conhecer melhor sobre a poupança e o Tesouro Direto, bem como como as suas implicações e os benefícios que serão colhidos.

Para tanto, siga na leitura deste conteúdo e saiba mais sobre essas modalidades financeiras, de maneira a fazer a escolha correta de acordo com os seus objetivos e as suas metas financeiras.

Poupança x Tesouro Direto: o que são eles?

Quando os pais de uma criança estão buscando por uma instituição de ensino para matricular o seu filho, é comum que eles procurem conhecer as opções disponíveis na região, indo desde uma creche bilíngue, até uma escola de período integral.

Continua após a publicidade

Para ter a certeza de ter tomado a melhor decisão, eles certamente vão ponderar todos os pontos positivos e negativos das diferentes escolas e modalidades oferecidas por elas, de modo a terem a tranquilidade de fazer a melhor escolha.

Quando o assunto é investimento e rendimento, o processo precisa ser o mesmo.

Afinal, quem quer alocar o seu dinheiro em uma determinada aplicação sem saber o que será feito do seu valor, não é mesmo?

Por isso, se você está preparado para realizar a abertura de cofre e investir as suas economias, é fundamental conhecer essas duas modalidades financeiras em maiores detalhes.

1 – Conhecendo a poupança

A poupança é a modalidade de investimento mais conhecida pelos brasileiros. Ela se trata de um tipo de renda fixa, o que a torna uma opção segura para qualquer pessoa.

Entre as suas principais características estão:

  • Pode ser aberta em qualquer banco;
  • Possui a mesma taxa de rendimento nas diferentes instituições;
  • É isenta de custos e tributos;
  • Fácil de ser resgatada;
  • Remuneração creditada mensalmente.

Em um período anterior, o rendimento da poupança era de 0,5% ao mês, mas essa regra de remuneração foi alterada em 2012, tendo a taxa Selic (taxa básica de juros da economia brasileira) como patamar.

Sendo assim, quanto a taxa está acima de 8,5%, a remuneração equivale a 0,5% mais a variação da taxa referencial, sendo esta a correção dos valores ao longo do tempo.

Quando a Selic está igual ou abaixo dos 8,5%, o rendimento equivale a 70% da Selic mais a variação da taxa referencial.

2 – Conhecendo o Tesouro Direto

O Tesouro Direto foi criado em 2002 pelo Tesouro Nacional, que gerencia as dívidas públicas, com o intuito de permitir que as pessoas comprassem títulos do governo. Desde então, essa modalidade vem crescendo e ganhando cada vez mais adeptos.

Os pontos mais importantes que definem o Tesouro Direto são:

  • Aplicações podem ser feitas com valores baixos;
  • Possui liquidez diária;
  • Oferece diferentes opções de títulos públicos;
  • Taxa de administração de 0,25%;
  • Alíquota regressiva, sendo cobrado inicialmente 22,5% no IR.

O rendimento do Tesouro Direto é variável. Isso quer dizer que o valor recebido dependerá dos títulos adquiridos, assim como do tempo ideal de resgate da quantia investida.

Por isso, é fundamental que o investidor escolha a modalidade mais conveniente para ele, que podem ser: o prefixado, o pós-fixado e o híbrido.

Assim como na realização de uma compra de material de pintura, o prefixado é aquele onde todos os custos e lucros são conhecidos antes do pagamento, de modo que não há surpresas em termos de variação de renda.

No pós-fixado, o retorno total só é conhecido no momento do resgate do valor investido, já que os títulos estão ligados a indexadores variáveis.

Já na modalidade híbrida, é possível saber parte do valor que retornará no momento do investimento, sendo a outra parte variável de acordo com a inflação.

dívida união

Como funciona a poupança e o Tesouro Direto

Depois de conhecer as características da poupança e do Tesouro Direto, é importante saber como eles funcionam, para entender quais são os benefícios de cada um.

Tanto a poupança quanto o Tesouro Direto podem ser vistos como empréstimos realizados por pessoas físicas para instituições.

Assim, a poupança é um empréstimo que o cliente de uma instituição bancária cede ao banco, recebendo rendimentos por isso. No Tesouro Direto o processo é o mesmo, porém tendo o valor cedido para o governo.

Em ambos os casos, o investimento é sempre feito por meio de um banco. A poupança se trata de uma conta bancária, livre de taxas e tributos, que pode receber aportes sem restrições, coletando os seus rendimentos mensalmente.

Tal como no extrato de um cartão de ponto, cada movimentação da poupança fica registrada, de modo que é possível consultar os seus ganhos facilmente.

A compra de títulos do Tesouro Direto também é feita a partir de um banco, e os rendimentos são pagos no vencimento do título, tendo como forma o juros composto, de modo que o retorno é calculado com base no juros do dia anterior.

Essa característica faz com que o rendimento do Tesouro Direto se torne bastante vantajoso, mesmo que alguns impostos como o IOF, o IR e a taxa de custódia sejam abatidos do valor recebido.

A rentabilidade da poupança e do Tesouro Direto

Um dos pontos de maior peso na decisão entre poupança e Tesouro Direto é a rentabilidade que pode ser colhida depois de certo período.

Como é sabido, as minúcias de um trabalho só podem ser conhecidas com a realização de uma plotagem de projetos. Por isso, em comparativo, só é possível entender qual a melhor modalidade de investimento ao se conhecer bem a rentabilidade dessas opções.

Os títulos públicos, em geral, mostram uma rentabilidade próxima dos 100% do CDI (Certificados de Depósitos Interbancários), o que equivale a 4,25% ao ano.

Em 2019, o CDI foi calculado em 5,96%, de modo que mesmo descontando o valor da inflação, que ficou acumulada em 4,31%, o ganho real de quem investiu no Tesouro Direto foi de 1,59%.

Já na poupança esses números são menores: 2,97% de rendimento ao ano, sendo por isso uma das menores taxas conhecidas em renda fixa.

Ao descontar o valor da inflação da poupança, os ganhos reais ficaram em -0,05%. Se para 2020 o estimado é uma taxa Selic de 4,25% a.a., os lucros obtidos com a poupança podem ter novamente um ganho real negativo.

No CDI de 2020, ainda é possível ter o lucro real próximo de 1%, o que tem feito muitas pessoas que antes só acreditam nos benefícios da poupança migrarem para o Tesouro Direto,

O que levar em conta no momento da escolha?

Assim como para comprar um carimbo empresa o empresário utiliza critérios para escolher o seu fabricante, ao pensar em investir o seu patrimônio é fundamental considerar alguns pontos principais.

1 – Facilidade

Quem não possui experiência e conhecimento em Tesouro Direto pode se sentir confuso com as diversas opções de investimento, precisando para isso contar com o auxílio de um profissional ou realizar estudos aprofundados na área.

Para a poupança isso não é necessário, de maneira que os aportes financeiros devem ser realizados na conta bancária, recebendo os rendimentos conforme os aniversários de depósito.

Por isso, um ponto a considerar no momento de escolher entre poupança e Tesouro Direto é a facilidade e o tempo disponível para ampliar os seus conhecimentos sobre o tema.

2 – Variedade de produtos

O Tesouro Direto apresenta uma variedade interessante de títulos públicos, o que torna o investimento nessa modalidade bastante variado.

Em contrapartida, a poupança possui um único formato, o que torna o seu processo de investimento mais padronizado e limitado.

3 – Taxas de administração

Algumas instituições cobram uma taxa de administração para gerenciar o investimento realizado no Tesouro Direto, o que não ocorre na poupança.

Por isso, assim como é importante buscar opções antes de alugar uma sala reunião, quem quer começar a investir no Tesouro Direto pode buscar opções de instituições que oferecem isenção da taxa.

Depois de considerar alguns desses pontos, certamente você saberá qual é a melhor alternativa para o seu caso, de modo que o investimento das suas finanças seja realizado de forma coerente, trazendo os lucros desejados e os resultados esperados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Original de resolvvi

Imagem: resolvvi
Imagem: resolvvi
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
20°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 30°

20° Sensação
3.6km/h Vento
77% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h26 Nascer do sol
05h55 Pôr do sol
Sáb 29° 19°
Dom 30° 19°
Seg 31° 21°
Ter 30° 18°
Qua 30° 18°
Atualizado às 07h07
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,16 0,00%
Euro
R$ 5,54 -0,01%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,10%
Bitcoin
R$ 351,912,13 -1,02%
Ibovespa
124,645,58 pts -0.08%
Publicidade
Publicidade