Ícone do site Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal

Pronampe: Comissão aprova ampliação do prazo de pagamento e carência

Imagem: @freepik / Freepik

Imagem: @freepik / Freepik

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou o projeto que fornece mais prazo para o pagamento de empréstimos do Pronampe, além de fornecer mais tempo de carência.

O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) ajuda pequenos empreendedores afetados pela pandemia, fornecendo crédito.

O Projeto aprovado beneficiará profissionais liberais, microempresas e empresas de pequeno porte de todo Brasil. Ele ainda terá que ser analisado por outras duas comissões, mas tramita em caráter conclusivo.

O projeto aprovado

O Projeto aprovado na comissão é o substitutivo do deputado José Ricardo (PT-AM) ao Projeto de Lei 125/21, do deputado federal Vicentinho Júnior (PL-TO).  

O novo texto reúne a proposta principal aos 17 apensados. Todos os projetos unificados são referentes a mudanças nas regras do Pronampe

O Projeto beneficiará profissionais liberais, microempresas e empresas de pequeno porte com aumento do prazo de pagamento de 36 meses para até 48 meses, e desse tempo, até 12 meses poderão ser de carência, com somente a cobrança dos juros.

O Pronampe tem a finalidade de ajudar empreendedores pequenos que sofreram com os impactos causados pela Pandemia, esse programa foi criado pela Lei 13.999/2020, a partir de uma iniciativa do Congresso Nacional.

Outras mudanças no Pronampe 

Além da alteração nos prazos de pagamento e carência, o texto substitutivo prevê uma série de modificações na sistemática do Pronampe, que se tornou permanente pela Lei 14.161/21.

As principais alterações são as seguintes:

A tramitação

O projeto que faz alterações no Pronampe ainda não está válido, mas tramita em caráter conclusivo. Ele ainda será analisado pelas seguintes comissões da Câmara dos Deputados:

Sair da versão mobile