Quais as diferenças entre PME x Enterprises?

Os termos Enterprise e PME são utilizados para classificar as empresas de acordo com algumas características, principalmente em relação ao porte.  

As empresas consideradas Enterprises são de grande porte e comumente possuem como principal característica o fluxo intenso de movimentações financeiras em moeda nacional e estrangeira atreladas a sua rotina.

O faturamento anual bruto de uma Enterprise é superior a R$ 300 milhões.

A especialista na área contábil e membro do Fórum 3C, Elis Castelo, explica que outra característica das Enterprises é o grande número de colaboradores, filiais e a complexidade nos processos para manter todas as operações interligadas de maneira eficiente e com segurança, no mercado nacional e até no mercado internacional.

Já as empresas consideradas PMEs, são as pequenas e médias empresas e possuem um volume de movimentação financeira e quantidade de funcionários em quantidade bem menor em relação às Enterprises.

No que diz respeito a contabilidade e tributação, Elis afirma que a complexidade nos registros contábeis acompanha o fluxo e a organização da empresa e as particularidades em relação à tributação serão de acordo com o regime tributário adotado e tipo de atividade desempenhada. 

De acordo com Elis, é necessário e importante entender a diferença entre os termos.

“Se seu público alvo é o B2B (Business to business), ou seja, outras empresas, entender essa diferença é fundamental para a criação de estratégias de vendas. Além disso, obter uma abordagem mais assertiva, de acordo com o porte e características da empresa com que irá negociar”, conclui a especialista.

Para Elis, a criação de soluções que farão mais sentido para a empresa e identificação se a sua empresa possui estrutura para prestar serviços ou vender para Enterprises ou PMEs será mais assertiva.

Uma Enterprise, por exemplo, por possuir uma estrutura bem mais robusta e complexa, irá demandar estratégias diferenciadas e personalizadas, com investimentos altos, enquanto as necessidades das PMEs são bem mais simples com menores requisitos e exigências de fácil resolução.

Comentários estão fechados.