Quais as mudanças no imposto de renda com a Reforma Tributária?

No último dia 25/6, o ministro da Economia, Paulo Guedes, apresentou a segunda parte do plano da Reforma Tributária do Governo Federal ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que envolve as faixas de isenção de imposto de renda e também uma reedição na tributação de IR sobre dividendos nacionais.

Yvon Gaillard, economista, diretor comercial e de parceiros e co-fundador da Dootax startup pioneira no setor por utilizar a tecnologia para otimizar rotinas fiscais, explica mais sobre os impactos dessas mudanças, caso a proposta seja aprovada.

“Frente à primeira parte, a grande mudança é o aumento das faixas de isenção do Imposto de Renda. Uma correção que vem com seis anos de atraso e que mal corrige a inflação do período. A última mudança foi em 2015, e a inflação acumulada desse período é de mais ou menos 35%, nessa mudança proposta, a correção será de aproximadamente 32%. Com esse reajuste, ainda há uma defasagem muito alta em relação à Pessoa Física (PF)”, explica Gaillard.

A segunda parte do plano apresentado, fala sobre a tributação de IR sobre dividendos, que segundo Gaillard, é um tema bem polêmico, por trazer um antigo debate, pedindo um sistema de tributação mais igualitária.

Ele explica que trabalhadores na modalidade Pessoa Jurídica (PJ), ou profissionais liberais, poderão ser impactados com essa medida, e não são a favor de seguir com a volta desse imposto.

Designed by kan_chana / shutterstock
Designed by kan_chana / shutterstock

“O tema é polêmico, o governo precisa de mais dinheiro, mas com certeza esses projetos de Lei não podem ser chamados de Reforma Tributária, pois a complexidade tributária não vai ser reduzida, muito pelo contrário, talvez até piore um pouco, e ainda não atenderá o grande anseio que o nosso país precisa: de uma Reforma Tributária ampla, de consumo, tributação, salários e renda mais justas que justifiquem as novas faixas de isenção”, finaliza Gaillard.

Confira o vídeo com a opinião do especialista aqui .

Sobre a Dootax

Em um dos sistemas tributários mais burocráticos do mundo, a Dootax descomplica as rotinas fiscais das empresas. 

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Comentários estão fechados.