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Quais os benefícios de fazer o cadastro de clientes?

Quais os benefícios de fazer o cadastro de clientes?

14/07/2021 às 02h00 Atualizada em 14/07/2021 às 05h00
Por: Gabriel Dau
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Se você tem um negócio e não usa um sistema para registrar seus clientes, provavelmente está perdendo diversas oportunidades de manter relacionamento com eles e vender mais. 

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O cadastro de cliente é uma ferramenta que pode ajudar a fidelizar o consumidor e ainda auxiliar na tomada de decisões na gestão de sua empresa. 

Como sua empresa tem lidado com os cadastros? Neste artigo vamos falar sobre a importância de cadastrar seus clientes, mantendo as informações centralizadas e atualizadas. Confira!

O que é cadastro de clientes?

cadastro de clientes se refere ao processo de coleta de dados dos compradores, ou seja: informações adquiridas sobre quem compra do seu negócio. 

Esses dados podem ser uma pessoa física ou uma pessoa jurídica. 

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As informações podem até parecer básicas, mas se usadas de forma inteligente e estratégica, podem se tornar muito úteis na hora de saber quem são esses clientes e como contatá-los.

Então, se tratados da maneira correta, esses cadastros podem se tornar ferramentas de gestão.

Para que serve o cadastro de clientes?

O cadastro de clientes pode ajudar você a entender melhor o que o consumidor procura em um produto ou serviço. Essas informações precisam ser continuamente atualizadas, monitoradas e avaliadas.

Portanto, com base nos dados do cadastro, você pode ajustar o produto de acordo com a necessidade que analisou, reduzindo assim o custo de atração de cada cliente.

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Os dados obtidos no cadastro também são essenciais para a criação de relacionamento e contatos pós-venda, onde você pode coletar feedbacks sobre a compra, divulgar seus produtos, etc.

Qual a importância do cadastro de clientes para uma empresa?

Com o cadastro dos clientes atualizado, fica bem mais fácil traçar estratégias e ações que beneficiam o seu negócio, como o disparo de e-mails sobre o lançamento de um produto novo, por exemplo.

Como você poderia informar seus clientes sobre o lançamento se não tivesse os dados necessários cadastrados no seu sistema?

Além disso, ter os dados do seu cliente ainda ajuda a analisar se o lançamento do novo produto irá servir para esse consumidor. Assim, os anúncios, e-mails marketing e outras formas de divulgação são focadas nos compradores que realmente têm algum interesse.

Analisar o interesse do cliente ajuda a manter um relacionamento com ele e reduz os custos em ações que seriam realizadas, mas que não fariam tanto sentido se o consumidor não se enquadrasse no perfil daquele produto ou serviço.

Como fazer o cadastro de clientes da melhor maneira

Para fazer um cadastro de clientes eficiente, leve em consideração o contexto do seu negócio. Todas as informações devem ter um objetivo para não se tornarem um acúmulo de dados no sistema.

As informações mais comuns são:

  • Nome completo (ou razão social);
  • Nome fantasia (se for uma empresa);
  • CNPJ/CPF;
  • Aniversário/fundação;
  • Endereço;
  • Contato (e-mail e telefone);
  • Atividade econômica/profissão;
  • Total de funcionários (para empresa);
  • Escolaridade (se for pessoa física);
  • Formas de pagamento preferenciais.

Mas pedir muitas informações pode dificultar o preenchimento por parte do cliente, e talvez ele não tenha paciência para completar os dados. Além disso, pode gerar certa desconfiança em relação à segurança das informações.

Por isso, se o seu negócio não precisa de muitas informações, foque no básico:

  • Nome completo;
  • Telefone (de preferência com WhatsApp);
  • E-mail principal;
  • Aniversário.

Com essas quatro informações, você já consegue manter um relacionamento com o seu cliente. Lembre-se de armazenar todos os dados em um sistema seguro e confiável para que você possa acessá-los e atualizá-los sem dificuldade.

Como o cadastro de clientes ajuda a empresa?

Agora que você já sabe o que é o cadastro de clientes e quais informações são importantes para você, vamos detalhar melhor quais os principais benefícios dessa prática.

Lembre-se que, antes de começar, é essencial que você entenda internamente quais os objetivos desses cadastros para a sua realidade. Assim, as vantagens que explicaremos abaixo serão realmente sentidas por você.

Confira a seguir, em detalhes, como manter o cadastro dos seus clientes atualizado vai ajudar seu negócio!

Atendimento personalizado

Designed by @pressfoto / freepik
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Chamar o cliente de senhor e senhora é coisa do passado. No atendimento personalizado você chama o seu cliente pelo nome. Isso traz uma sensação de proximidade que ajuda a conquistar a confiança e a fidelizar o cliente.

Com um cadastro completo, você consegue não só chamar o cliente pelo nome, mas também, enviar mensagens de felicitações em seu aniversário, identificar quando ele entrar em contato para falar sobre algum problema ou dúvida e mandar comunicados relevantes para ele.

Jornada de compras

Com os dados do cliente cadastrados no seu sistema, é bem simples identificar o caminho que o cliente percorreu até finalizar a compra.

Analise o ciclo de compras – que é o histórico do cliente na empresa – para entender as preferências de produtos, as variações como tamanho e cor, e quanto o cliente gastou até hoje com a sua marca.

Com essas informações, elaborar estratégias e comunicação para os grupos de clientes certos pode ajudar a movimentar as compras de um cliente inativo, por exemplo.

Fidelização

A partir do momento em que o seu negócio mantém uma comunicação ativa, os clientes passam a entender melhor o propósito da marca.

Quando o consumidor precisar de algum produto ou serviço, aquela marca que manteve uma comunicação, mandou informativos relevantes e abraçou o problema até conseguir resolver, é dessa marca que ele vai lembrar e, possivelmente, voltar a adquirir o produto ou serviço. 

Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado.

Pós-venda

Com a concorrência aumentando cada vez mais, não basta vender para o cliente uma única vez. Por isso, o pós-venda é essencial para a manutenção do relacionamento e diminuição da rotatividade.

Faça uma pesquisa de satisfação, peça feedbacks e ouça o que os clientes têm a dizer sobre o seu negócio. A partir disso, busque melhorar a experiência dos consumidores da marca.

Sistema de cadastro de clientes

Não adianta pegar as informações dos clientes, anotar em um caderno e depois esquecer de entrar em contato. Isso só vai tomar seu tempo de uma forma nada prática.

Por isso, ter um sistema de gestão é a melhor forma de manter os cadastros centralizados e atualizados.

Além de garantir a segurança dos dados, um sistema facilita o manuseio na hora de realizar a atualização cadastral e também a consulta do histórico do cliente.

Por isso, um sistema de gestão completo e automatizado, como o vhsys, é tão importante para o seu negócio. 

A plataforma vhsys possui módulos integrados, fazendo com que a gestão da empresa seja completa e trabalhe em conjunto, sem correr o risco de perder informações.

Com o vhsys você controla:

Além disso, com o vhsys você ainda acessa as informações de qualquer lugar, a qualquer hora, pois o sistema é compatível com tablet, smartphone e computador.

Assim, você acompanha de perto o andamento do seu negócio e ganha tempo para focar no que realmente importa para você.

Fonte: Vhsys

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