Quais os impactos do aumento no limite de crédito consignado?

Aposentados e pensionistas do INSS poderão usar o valor para saques e despesas com cartão de crédito.

0

No dia 31 de março, foi sancionada a lei que aumenta 5% do limite de crédito consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Agora, a margem de empréstimos se encontra na casa dos 40%, mas esses 5% adicionais só poderão ser utilizados para saques ou amortização de dívidas com cartão de crédito – somente de operações contratadas até 31 de dezembro de 2020.

Segundo a Secretaria Geral da Presidência, o objetivo da lei é possibilitar que os beneficiários do INSS tenham mais acesso ao crédito consignado, que seria aquele empréstimo com desconto automático na folha de pagamento.

Este tipo de crédito possui juros menores do que as outras formas de empréstimos.

Esta é uma forma de auxiliar todos os beneficiários que foram prejudicados com os impactos do Covid-19 na economia do país.

De acordo com estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), quase metade dos lares com idosos sofreram uma diminuição de renda ao longo de 2020.

Isso também inclui pessoas que já tinham uma renda baixa e agora se encontram em uma fase muito crítica.

A pesquisa aponta que 50% dos idosos tinham um emprego antes da pandemia, sendo que 42% trabalhavam sem vínculos empregatícios.

Com o início da pandemia, 23,6% relataram que tiveram uma redução pesada nos ganhos ou estão até mesmo sem nenhum tipo de renda.

A situação é ainda mais preocupante com aqueles que trabalhavam sem carteira assinada – a maioria dos que tinham emprego antes da pandemia –, com queda de renda em quase 80% dos lares e 55% vivendo sem receber dinheiro de nenhuma forma.

Segundo especialistas, o desemprego entre pessoas na terceira idade já data de antes da pandemia, então o quadro apenas se agravou ainda mais.

Contar com o crédito consignado é uma vantagem para os beneficiários, principalmente para aqueles que estão sem nenhuma renda além do dinheiro da aposentadoria.

Alternativamente, também existem outras formas de empréstimo que podem ajudar nestes tempos de crise, como um empréstimo online, por exemplo.

O aumento do crédito consignado também beneficia aqueles que estão com o nome negativo no sistema, pois até quem está endividado pode conseguir o empréstimo e usá-lo para quitar suas dívidas.

Ainda assim, não existe previsão de melhora para a situação econômica do país, então é importante usar o dinheiro com sabedoria.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.