De acordo com um levantamento feito pelo site educacional Guia do Estudante, atualmente no Brasil existe mais de 280 opções de cursos superiores. Porém, somente 10 deles ocupa 51% das matrículas registradas em diversas universidades do país. Direito se tornou a graduação mais procurada no Brasil. Administração e Pedagogia seguem entre as primeiras.

Confira a lista completa, baseada no último Censo da Educação Superior

Direito: o campeão de matrículas no Brasil, registrava 862,3 mil matrículas. Teve um aumento de 30% entre 2009 e 2016. O curso superou o de Administração, que até então, tinha o maior número de alunos matriculados por todo o Brasil. O curso é procurado por pessoas que são ligadas a questões sociais e políticas, querem trabalhar na solução de problemas variados como à segurança, família, meio ambiente, liberdade e aos direitos de uma forma geral. O estudante que quiserem seguir a carreira, devem gostar muito de leitura e principalmente de história, e saberem se comunicar bem oralmente e por escrito.
Direito é o curso mais procurado no Brasil atualmente, Administração e Pedagogia vem em seguida.

Administração: com 711 mil matrículas, o curso era o mais procurado por estudantes. Até hoje leva a fama de ser o curso para quem não sabe que carreira ainda seguir. Porém, não é bem assim. Especialistas da área, afirmam que para seguir a carreira, primeiramente deve se fazer algumas avaliações. Gostar e saber lidar com as pessoas e ter um espirito empreendedor são alguns dos pontos principais. Pessoas que querem seguir os negócios da família ou pretendem montar o próprio negócio, podem se identificam com o curso.
Para muitos que cursam Administração, as matérias de matemática, Direito e contabilidade chegam a ser as de maior dificuldade.

Pedagogia: considerado uma das melhores opções atuais para o mercado de trabalho, o curso de Licenciatura registrou 679, 3 mil matriculas. O perfil do estudante de Pedagogia é gostar de pessoas, saber lidar com as crianças, ter um espírito dinâmico, alegre, criativo, ter muita paciência e sensibilidade. O maior mercado da Pedagogia ainda é o ensino infantil e o fundamental do 1º ao 5º ano. Mas existem outras áreas em que o pedagogo pode atuar.

Quais são os outros cursos mais procurados?

Seguindo a lista, vem Engenharia Civil em 4º lugar com 360,4 mil matrículas. Em seguida, Ciência Contábeis com 355,4 mil matrículas. Em sexto lugar está Enfermagem com 273, 4 mil matrículas. Sétimo lugar vem Psicologia com 235,6 mil matrículas. Em oitavo se encontra Educação Física, na modalidade de Licenciatura com 185, 5 mil matrículas. Nono lugar vem Arquitetura e Urbanismo com 167,3 mil matrículas e em décimo Engenharia de Produção com 165, 7 mil matrículas.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.