‘Quanto mais rápido Brasil sair da turbulência, melhor para economia’, diz OMC

0
36

O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, disse que a estabilidade política é um ingrediente importante para a retomada do crescimento. “Quanto mais rápido o Brasil sair desse momento de turbulência e de instabilidade, melhor para a economia, melhor para o País de uma maneira geral”, afirmou.

Ele se reuniu com a presidente Dilma Rousseff na manhã desta terça-feira no Palácio do Planalto. A presidente ratificou o primeiro acordo global comercial em 20 anos, aprovado na conferência realizada em Bali, na Indonésia, em dezembro de 2013. O Brasil é o 72º país a fazer a adesão – para implementá-lo é necessário a ratificação de 108 países.

Ao ser questionado sobre a consequência do andamento do processo de impeachment da presidente para a economia, Azêvedo afirmou que existe uma relação entre as duas variáveis, mas que é difícil estimar o grau de interferência.

O embaixador afirmou que conversou com a presidente sobre o “momento difícil” da economia mundial e as oportunidades para países como o Brasil que podem usar o comércio como instrumento para impulsionar a atividade econômica.

(Por Murilo Rodrigues Alves)