Receita Federal alerta contribuintes sobre e-mails falsos que envolvem o IRPF 2015


A Receita Federal emitiu nota na tarde desta segunda-feira, 9, alertando que estão sendo enviados e-mails em nome do órgão com o falso propósito de divulgar facilidades na obtenção do Programa Gerador da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física 2015. Essas mensagens são falsas e devem ser desconsideradas. “A Receita Federal não envia e-mails sem autorização do contribuinte nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome”, cita a nota.

Segundo relata a Receita, essas mensagens eletrônicas utilizam indevidamente nomes e timbres oficiais e iludem o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas, na tentativa de obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e principalmente financeiras. Os links contidos em determinados pontos indicados na correspondência costumam ser a porta de entrada para vírus e malwares no computador, adverte o órgão.

O Programa Gerador do IRPF deve ser obtido diretamente na página da Receita Federal na internet, não de outro modo. Em relação a essas mensagens, a recomendação é não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário. O contribuinte também não deve acionar os links para endereços da internet presentes nesses e-mails, mesmo que lá esteja escrito o nome da Receita Federal, ou mensagens como “clique aqui”, pois não se referem ao órgão. Por fim, a ordem é excluir imediatamente a mensagem.

Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, os contribuintes podem procurar as unidades da Receita, acessar a página na internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou entrar em contato com o Receitafone (146). (Estadão Conteúdo)

[useful_banner_manager banners=7 count=1]

Comente no Facebook

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Anúncios