Revisão de cadastro do Bolsa Família foi adiado por mais 180 dias

Em decorrência da atual situação de calamidade do país, em portaria, o Ministério da Cidadania decidiu prorrogar por mais 180 dias a realização da revisão de cadastro do Bolsa Família e Cadúnico.  

A decisão visa garantir a manutenção do distanciamento social, à medida que evita aglomerações em frente aos postos de cadastramento, de modo a colocar em risco a vida de beneficiários e trabalhadores das unidades que exercem essa função. 

A portaria previamente publicada no Diário da União (DOU), prevê a suspensão de revisão e averiguação cadastral de beneficiários do Bolsa Família. Além disso, o texto também proíbe o bloqueio do benefício sem haver o devido acompanhamento das regras do programa. 

Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado

Outro ponto em questão diz respeito as ações de municípios para a gestão de benefícios. Neste sentido, as aulas continuam suspensas, bem como qualquer alteração cadastral. Além disso, também ficam suspensos os cálculos referente ao índice de valores que é repassado aos municípios, para programas sociais. 

A revisão está sendo prolongada desde o ano passado devido à pandemia. Conforme a previsão, o procedimento deve ser feito apenas após o encerramento do Auxílio Emergencial.

Prorrogação do auxílio (datas)

Até o momento o cronograma para as novas parcelas do auxílio emergencial só foram disponibilizados para beneficiários do Bolsa Família. Confira o calendário completo, conforme o último dígito do Numero de Identificação Social (NIS):

Calendário do Auxílio Emergencial (beneficiários do Bolsa Família)

Nis terminado em5ª parcela6ª parcela7ª parcela 
118 de agosto17 de setembro18 de outubro
219 de agosto20 de setembro19 de outubro
320 de agosto21 de setembro20 de outubro
423 de agosto22 de setembro21 de outubro
524 de agosto23 de setembro22 de outubro
625 de agosto24 de setembro25 de outubro
726 de agosto27 de setembro26 de outubro
827 de agosto28 de setembro27 de outubro
930 de agosto29 de setembro28 de outubro
031 de agosto30 de setembro29 de outubro

Comentários estão fechados.