Saiba como funciona o conceito de CFO as a Service e Controladoria para Micros e Pequenas empresas

CFO as a Service quer dizer em uma tradução livre "Diretor Financeiro sob demanda"

Quais os principais fatores para o fechamento de empresas? A plataforma de inteligência artificial CB Insights analisou alguns casos de falências para indicar as principais razões pelas quais os empreendedores falham. Dessas 29% tiveram como motivo o fato de ficar sem dinheiro.

Ter uma empresa demanda de planejamento financeiro, coisa que a maioria da população não possui e muitos empresários, principalmente os donos de micro, pequenas e médias empresas. O problema é que profissionais qualificados nessa área são caros. Para supri essa demanda vem crescendo a procura no Brasil por profissionais de CFO as a Service.

Mas o que é CFO as a Service? Segundo o sócio da ANIT, empresa especializada nesse serviço, André Ferreira, “CFO as a Service quer dizer em uma tradução livre “Diretor Financeiro sob demanda” é um conceito novo no Brasil mas está crescendo rapidamente devido a sua eficiência nos resultados e à acessibilidade desta solução às Micro, Pequenas e Médias empresas bem como às Startups”

Ele conta que o objetivo é fornecer um conjunto de habilidades a um nível de diretores financeiros de grandes corporações, para o setor de pequenas e médias empresas (PMEs) e Startups. Isso permite que organizações menores se beneficiem de um profissional altamente experiente, sem incorrer em custos de contratação em tempo integral.

Para entender melhor o tema, a Gestão in Foco e André Ferreira levantaram os principais pontos sobre o tema.

Contratação com custo menos 

Hoje o custo de contratação de um Diretor Financeiro, Controller ou mesmo um Gerente Financeiro é extremamente alto e na grande maioria das vezes inviável para as PMEs e Startups, o que acaba muitas vezes trazendo consequências para o negócio uma vez que esses empreendedores são excelentes no core business. mas nem sempre dominam os conhecimentos necessários de finanças, processos, controladoria e governança que são imprescindíveis para a sobrevivência da empresa e para o seu crescimento sustentado.

Por esse motivo muitas vezes lançam mão de profissionais juniores, sem o conhecimento técnico e experiências mínimas necessárias para ajudar nessas áreas e acabam tendo problemas para gerir financeiramente seus negócios, ficando assim estagnados, quando não quebram.

O CFO as a Service, entra neste cenário e viabiliza a estruturação e a gestão profissional a um custo acessível para esses empreendedores, sem precisar estar com um profissional em sua folha de pagamentos, uma vez que ele não será um funcionário da empresa mas sim um prestador de serviços compartilhado.

Problemas que combate

Essas soluções trazem para a empresa uma estruturação dos processos que envolvem a área financeira e administrativa e vão resolver problemas como:

– Desorganização de documentos e relatórios: Ele vai ajudar na elaboração, recomendação e construção de relatórios adequados para identificar os indicadores de desempenho específicos do segmento da empresa que são fundamentais para a tomada de decisão;

– Falta de controle ou ausência de processos internos: Um “CFO as a Service” terá condições e conhecimento para avaliar e implementar novos métodos e sistemas ou mesmo aprimorar os já existentes, proporcionando economia de custos e benefícios;

– Relacionamento e comunicação: Muitas empresas não conseguem ter uma boa comunicação e relacionamento com fornecedores e com a contabilidade o que gera muitos transtornos para todas as partes. Este profissional terá condições de criar rotinas de pagamentos e atendimento à fornecedores de forma a disciplinar os fluxos de pagamentos visando manter saudável o fluxo de caixa da empresa, irá organizar e treinar a equipe para que forneça os documentos e informações de forma eficiente para a contabilidade e terá condições de se relacionar com os bancos de forma a beneficiar os interesses da empresa.

Gestão de capital de giro e planejamento de fluxo de caixa: Quase sempre as empresas sofrem pressões sobre o fluxo de caixa. Um CFO experiente lida regularmente com este tipo de problemas, ajudando com ações corretivas imediatas e colocando controles adequados para impactos futuros;

Recrutamento, gestão e treinamento de equipes financeiras: Os CFOs podem ajudar a gerenciar a equipe atual e a recrutar conforme a demanda do negócio;

Caminhos de contratação e cuidados 

Hoje já existe no Brasil empresas especializadas neste tipo de Solução e algumas inclusive, trazem junto à solução de CFO as a Serviçe, a terceirização dos processos financeiros como a tesouraria, faturamento (BPO) e gestão do RH por exemplo.

Qualquer proprietário de empresa ou CEO que entenda que a empresa precise de ajuda para tomar as mais apropriadas decisões sobre as finanças ou na formulação e implementação de estratégias financeiras do negócio, pode procurar uma empresa desse segmento. Os profissionais irão fazer um diagnóstico para entender quais as principais “dores” e objetivos para alinhar as expectativas e apresentar a solução mais adequada.

É imprescindível que o proprietário de empresa ou CEO esteja disposto a acatar as mudanças sugeridas pela CFO para que os resultados apareçam e que ao selecionar a empresa leve em conta premissas como, seriedade e idoneidade da empresa no mercado, cases de sucesso e grau de satisfação dos clientes dessa empresa. Uma boa indicação também faz toda a diferença.

Com esse tipo de serviço, a grande vantagem para a empresa é a terceirização, podendo assim, deixar o proprietário ou gestores se esforçarem em uma área que não conseguirão render com total satisfação. Isso faz com que os resultados melhorem e as empresas cresçam.

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar ou aprender tudo sobre o Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

Comentários estão fechados.