Saiba como procurar vagas de emprego no LinkedIn

50
Contadora

*Por Bia Nóbrega

O LinkedIn é uma rede social voltada para o mundo dos negócios que além de te possibilitar manter contato com amigos de trabalho, conta com uma ferramenta de busca de vagas muito eficiente. O que pode ser feito tanto na opção tradicional gratuita, quando na opção Premium que é paga.

No perfil, há a opção de Vagas. A partir dela, vá em interesse de carreira, onde você iniciará seu processo de candidatura. Inclua seu status de disponibilidade, que terá opções como em busca ativamente ou ocasionalmente e aberto ou não para ofertas. Isso ajuda bastante os recrutadores porque essas informações ficam disponíveis para eles, separadas pelas opções.

Depois, preencha o campo de cargo de interesse, então pense justamente no que você almeja para sua carreira nessa hora. Também tem a opção de incluir a localidade para as oportunidades de emprego, onde você pode selecionar países, estados, cidades e regiões.

Outra questão importante é a possibilidade de incluir suas preferências de distância entre a sua residência e o trabalho, disponibilidade para trabalhos remotos, tipos de vagas que te interessam, quais setores você prefere e em que tamanho de empresa você quer trabalhar.

Não se esqueça de ativar o botão que irá informar aos recrutadores o seu interesse por novas oportunidades, que fica disponível no topo da tela, além de incluir uma mensagem para eles.

Feito isso, hora de pesquisar as vagas! Clique na opção “acompanhar minhas vagas”, onde ficarão disponíveis oportunidades que você já tenha se candidatado. Nesse campo, também é possível buscar novas vagas, a partir da posição que você quer estar. É bacana deixar o alerta ativado para receber notificações ou e-mails de vagas novas na frequência que você decidir, diariamente ou semanalmente.

Se for possível, ative o LinkedIn Premium, que fica disponível de forma gratuita por um mês de experiência, pois ele te mostrará informações que aumentam sua competitividade, além de te deixar com maior destaque no processo de seleção. Dentro desse formato existem alguns planos com características diferentes direcionados para perfis profissionais, veja com qual você se identifica mais.

Com o LinkedIn Premium, você tem acesso a dados sobre a vaga que não ficam à mostra para a conta tradicional. Como, por exemplo, uma média do seu perfil em relação aos outros candidatos, possibilitando que você tenha uma ideia da sua posição em determinada vaga e quais competências suas se encaixam nas necessárias, desenvolvendo assim uma inteligência competitiva.

Seja na Premium ou na conta básica gratuita, o LinkedIn é uma ótima área para se encontrar novas oportunidades e manter relações com pessoas que você tenha encontrado ao longo de sua carreira, por isso aproveite!

Bia Nóbrega:É coach, mentora, palestrante e atua há mais de 20 anos na Área de Recursos Humanos em empresas líderes em seus setores. Graduada em Psicologia pela USP, pós-graduada em Administração de Empresas pela FGV-SP, em formação para Conselheira, possui diversos cursos de formação, certificação e atualização. É afiliada à International Coach Federation (ICF), Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Associação Brasileira de Treinamento & Desenvolvimento (ABTD) e Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) e coautora do livro “Mapa da Vida” – Editora Ser Mais. Possui mais de 700 horas de atendimento em coaching executivo, carreira e vida e desde 2015 propaga o Autocoaching como A Melhor Ferramenta de Autodesenvolvimento e um Estilo de Vida.