Saiba quais são as novidades que ocorreram com as mudanças no cronograma do eSocial

E para o alívio de muitos profissionais, o Governo prorrogou o prazo de envio do eSocial a partir da segunda fase.

A partir dessa prorrogação surgiram algumas modificações nos grupos e respectivos prazos de cada fase.

Se você já está trabalhando para enviar o eSocial corretamente não pode deixar de ler este artigo e acompanhar as novidades. Confira a seguir!

Relembrando o que é o eSocial

eSocial para empresas, no âmbito da Receita Federal, faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), um programa extremamente abrangente de informatização da relação entre a Receita Federal e os contribuintes. O eSocial tem como Comitê Gestor a Caixa Econômica Federal; Receita Federal; Ministério do Trabalho; Secretaria da Previdência Social e INSS.

Sendo que o real motivo da implantação do eSocial no Brasil objetiva justamente a unificação de muitas obrigações em uma só, com o objetivo de simplificar os processos de envio de informações dos trabalhadores e das empresas ao Governo.

O que é a EFD-REINF do eSocial e como ela deve ser implementada?

Novos Grupos

Com a prorrogação do cronograma do eSocial, surgiu mais um grupo. Antes eram 3 grupos, agora são 4 grupos classificados no eSocial. Eles são:

  • Grupo 1 – Empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões (mantido);
  • Grupo 2 – Empresas com faturamento inferior a R$ 78 milhões dos regimes Lucro Real e Presumido;
  • Grupo 3 – Empresas do Simples, Empregador PF, Produtor Rural PF, MEI, sindicatos, condomínios, associações e entidades sem fins lucrativos;
  • Grupo 4 – Órgãos Públicos e Organizações Internacionais.

Novos Prazos

Os novos prazos do eSocial deu uma folga para quem estava desesperado com a entrega de informações.

É importante destacar que mesmo com mais tempo para entregar os eventos, é necessário não deixar o eSocial para a última hora e evitar multas e penalidades.

A prorrogação está sendo benéfica para você e sua equipe no escritório de contabilidade? Ainda tem alguma dúvida?

Se você ainda está inseguro com o eSocial é melhor se preparar, o eSocial pode se tornar mais complexo do que se imagina. Então fique atento e cumpra com o que determina a legislação, pois o eSocial vai fiscalizar.

Se você quer evitar as multas e penalidades é bom se preparar para está obrigação! Se você procura um treinamento completo onde possa aprender de um jeito simples e descomplicado tudo que envolva o eSocial, desde eventos a serem enviados, leiaute, novas obrigações e até um plano de ação de como implantar o eSocial na empresa ou no escritório contábil, nós recomendamos um treinamento super completo para você. Clique aqui  e conheça!

Conteúdo original via Sibrax

Comente no Facebook

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Anúncios

DEIXE UMA RESPOSTA

Coloque seu comentpario
Coloque o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.