Saiba qual a diferença entre PIX, TED e DOC

0

O Banco Central (BC) desenvolveu um novo sistema de pagamentos instantâneo que irá agilizar o modo de você realizar suas transações financeiras.

O BC batizou esse sistema com o nome de PIX, que está sendo implementado no Brasil e já está atraindo a atenção de muitos consumidores.

Mas, os usuários ainda estão conhecendo as regras das novas operações que começarão a funcionar dia 16 de novembro.

O PIX é diferente do TED e DOC

Para quem ainda tem dúvidas, veja qual a diferença entre Pix, TED e doc. Em relação ao TED/DOC, a pessoa que está pagando precisa conhecer e digitar os dados de quem irá receber, como por exemplo, seu banco, CPF/CPNJ, número da agência e tipo de conta.

O serviço só pode ser usado em dia útil e determinados horários. O valor só ficará disponível na conta do recebedor, horas depois ou no dia útil seguinte.

Entretanto, no Pix, o pagador incluirá a chave Pix no celular ou Lê o QR Code do recebedor, ambos receberão uma notificação de operação concluída. Detalhe, o Pix é aceito em qualquer dia e qualquer horário.

A nova forma de pagamento será mais uma opção entre todas que já existem, inclusive, o TED e DOC.

Atenção, com o Pix você pode receber ou fazer pagamentos de forma instantânea, mas, o Pix não é uma operação de crédito.

O cartão de débito é, usualmente, usado para realizar operações nos caixas eletrônicos e realizar compras (sem custos adicionais para o cliente).

Já o cartão de crédito tem uma linha de crédito atrelada ao produto com a qual é possível realizar compras para pagamento futuro (data de vencimento da fatura).

Logo PIX

O prazo para cadastramento das informações dos futuros usuários do Pix começou no dia 5 de outubro. Na verdade, o cadastro requer o registro da “chave pix”, sendo a forma de identificação do usuário.

Bancos que já estão cadastrando para o Pix

O cliente pode se cadastrar em bancos como Santander, Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e Caixa, além de fintechs como Inter, C6 e Nubank. As cooperativas também já estão aptas, como o Bancoob e o Sicoob. Mais de 600 instituições estão aptas a fazer o cadastro.

O que será possível pagar com o Pix

Será possível pagar boletos, contas de luz, impostos ou compras.

Vantagens de pagar com o Pix

A vantagem está em realizar operações em qualquer hora do dia e com mais rapidez. A intenção é facilitar transações, que não precisarão de muitas informações.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil