O governo federal publicou uma portaria no dia de hoje, 10 de julho, que antecipa em até quatro dias o saque do Auxílio Emergencial em dinheiro. Os beneficiados pela mudança são os brasileiros nascidos nos meses de agosto, setembro em diante que receberam a primeira parcela em conta poupança social no dia 17 de junho.

Agora os nascidos em agosto e setembro vão poder sacar o auxílio e transferir o benefício à partir desta segunda-feira (13).

A mudança também impacta os beneficiários nascidos nos meses de outubro, novembro e dezembro. Este beneficiários iriam vão poder receber no dia 14 julho. Anteriormente os beneficiários de outubro iriam receber no dia 16, os de novembro dia 17 e assim os beneficiários de dezembro iriam receber no dia 18 de julho.

auxilio emergencial

A portaria ainda informa que os brasileiros beneficiários deste lote são os cidadãos que se cadastraram através do aplicativo e site da Caixa, entre os dias 1 a 26 de maio.

Segundo a portaria, os beneficiários deste lote de pagamentos são aqueles que se cadastraram no site ou aplicativo da Caixa entre os dias 1º e 26 de maio. O governo ainda não divulgou quando as demais parcelas serão pagas para esse grupo.

Novo calendário

Confira a seguir o calendário de saque do 3º lote dos novos aprovados no auxílio emergencial:

Mês de aniversárioDepósito em poupança digitalSaque e transferência
Janeiro16 de Junho6 de Julho
Fevereiro16 de Junho7 de Julho
Março16 de Junho8 de Julho
Abril16 de Junho9 de Julho
Maio16 de Junho10 de Julho
Junho16 de Junho11 de Julho
Julho17 de Junho13 de Julho
Agosto17 de Junho13 de Julho
Setembro17 de Junho13 de Julho
Outubro17 de Junho14 de Julho
Novembro17 de Junho14 de Julho
Dezembro17 de Junho14 de Julho

Deposito e saques possuem datas diferentes

O pagamento do auxílio emergencial segue dois calendários diferentes. Primeiro, os depósitos são feitos em poupança digital, e o dinheiro só pode ser usado para pagamento de boletos e compras online, por exemplo (não pode ser sacado diretamente). Para esse lote de beneficiários, os depósitos ocorreram nos dias 16 ou 17 de junho.

Existem dois calendário de pagamento para o Auxílio Emergencial. O primeiro que é destinado para depósitos em poupança social digital da Caixa, onde o dinheiro pode ser movimentado através do aplicativo Caixa Tem e é possível pagar boletos, fazer compras online e compras físicas através do QR Code. Os depósitos ocorreram nos dias 16 e 17 de junho.

O segundo calendário é destinado aos saques em dinheiro e para transferência para outras contas. Neste calendário a ordem de pagamentos segue o mês de nascimento para a ordem de pagamento, onde, quem nasceu em Janeiro recebe primeiro e quem nasceu em Dezembro recebe por último.

Entretanto essa regra não vale para os beneficiários do Bolsa Família, para estes existe um calendário específico de acordo com o programa social do governo, onde até a ordem de pagamentos é a mesma do programa, seguindo a ordem no número final do Número de Identificação Social o (NIS).