Quando você precisa de um empréstimo ou ter um cartão de crédito, sempre precisará passar por uma análise realizada pelas instituições financeiras que irão verificar o seu score, antes de liberar a transação.

A Pontuação poderá variar de 0 a 1000. A maior chance de ter aprovação são as pessoas que costumam manter suas contas em dia.

Quanto maior for sua pontuação, mais chances você terá, já que o risco de acontecer uma inadimplência é mínima.

Além disso, a nota também interfere nas taxas de juros, que podem ser mais baixa para quem paga as contas em dia.

Será possível realizar uma consulta do seu score de forma gratuita no site do Serasa. Bastará informar o seu CPF e fazer um rápido cadastro. Será possivel verificar também a pontuação no app SerasaConsumidor, disponível para Android e IOS.

Passo a Passo

serasa limpa nome

Como consultar o Score

  • Acesse o site Serasa Score, digite o CPF e clique em “Consultar”;
  • Faça o cadastro usando os dados da conta Google ou preencha as informações solicitadas. Posteriormente, selecione a opção “Criar conta grátis”;
  • Marque a caixa de seleção para concordar com a política de privacidade do site e clique em “Confirmar”;
  • A pontuação do score será exibida na parte superior da tela. Clique sobre ela para ver os detalhes;
  • Na página de informações sobre o score, é possível descobrir se a nota caiu ou subiu nas últimas semanas, e o que motivou esse aumento ou queda. Basta clicar em “Ver histórico do seu score” para visualizar o gráfico da sua pontuação ao longo do tempo.

Como aumentar a pontuação

Quando o cidadão deseja aumentar seu score, precisa manter sempre suas contas em dia. Ocorrendo inadimplência, procure seu credor para negociar sua dívida.

Entretanto, mesmo após estar com o nome limpo, a pontuação deve permanecer baixa por alguns meses. Para mudar o cenário, você terá que manter suas contas em dia e não cometer uma outra inadimplência.

Atualize sempre o seu cadastro nas instituições de proteção ao crédito (SPC e Serasa), informando de maneira exata o sua idade, endereço e telefone, quanto mais confiável for o cadastro, melhor será para o seu score ter um aumento.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil