Setembro Amarelo: Como manter a saúde mental do profissional contábil

0

Hoje dia 22 de setembro, comemoramos o dia do contador e pensando nisto preparamos esta matéria para alertar esses profissionais sobre a importância de cuidar da saúde mental, pois, de acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) os profissionais contábeis estão entre as profissões mais propícias a depressão, esse risco se dá por vários fatores, como, constante atenção e concentração exigidas, além da pressão por cumprimento de prazos, os profissionais de contabilidade têm responsabilidade de ordem profissional e ética, civil e penal.  

Com a correria do dia a dia em busca do melhor resultado os profissionais contábeis estão ainda mais expostos a distúrbios psíquicos.  

A profissão está entre as dez mais propícias ao aparecimento de depressão, ocupando a nona posição, o que explica isso é a grande responsabilidade que esses profissionais precisam ter com as finanças dos clientes.

O que é contador? 

O profissional contábil é responsável por cuidar das questões financeiras, tributárias, econômicas e patrimoniais de uma empresa, no dia a dia, lidar com planilhas, demonstrativos de resultados, contas a pagar e a receber, guias de impostos, etc.

Este ofício exige muita concentração e responsabilidade, para exercer seu trabalho o contador precisa ter um diploma de graduação em Contabilidade reconhecido pelo MEC e obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

O que é depressão? 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a depressão é um transtorno mental que pode ser identificado por características como:

  • Mudanças no humor;
  • Oscilações entre sentimentos de culpa e baixa autoestima; 
  • Perda de interesse em realizar atividades cotidianas que antes eram prazerosas;
  • Perda de prazer;
  • Distúrbios do sono ou de apetite.

A depressão não tem uma causa concreta, ela pode ser ocasionada por vários fatores biológicos e psicológicos e até mesmo hereditária.

A prevenção pode começar dentro da própria empresa 

Na maioria das vezes um ambiente de trabalho pesado pode contribuir para o desenvolvimento de doenças psicológicas entre os colaboradores e por isso seria interessante criar um ambiente leve, com distribuição equilibrada das tarefas, um ambiente saudável pode ser o segredo para manter a saúde mental dos funcionários. 

O primeiro passo é compreender que  a depressão é uma doença grave!

Uma maneira de ajudar o funcionário é conversar com as áreas de recursos humanos de treinamento e desenvolvimento de pessoas, pois, estes são responsáveis por construir um plano que inclua assistência para colaboradores com depressão.

crédito

Uma vez que o diagnóstico é feito no início os colaboradores podem resolver muitos problemas, a possibilidade de fazer um tratamento eficaz é maior e com menos custos, pois, independente da profissão é importante se tratar antes de acender o sinal vermelho. 

É necessário que o trabalhador se sinta confortável dentro do seu ambiente de trabalho.

Como identificar esse problema? 

É importante que os trabalhadores saibam identificar os primeiros sinais de que há algo errado,  assim como todos tratam doenças físicas é primordial tratar o emocional para que a doença não se agrave, comprometendo assim, a vida pessoal, desempenho no trabalho. 

São vários indícios, como por exemplo, crises de ansiedade frequentes, isolamento, e sintomas físicos que tendem a ser um alerta do organismo para sinalizar a depressão, os sintomas começam devagar e ao longo do tempo vão se agravando.

Falta de motivação do profissional

A depressão pode ser estimulada por diversos fatores genéticos ou pessoais, o excesso de tarefas e a rotina laboral podem ser  um dos primeiros fatores para o desenvolvimento da doença.

Afinal, ninguém gosta de trabalhar em um local que você não tenha nenhum reconhecimento, que seja desmotivador, com inúmeras cobranças e, é a partir daí que os profissionais da contabilidade se frustram.

É importante ressaltar que há qualquer sinal da depressão ou qualquer outra doença é preciso procurar ajuda profissional!

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

Por Laís Oliveira